O que fazer com cachorros com medo de fogos?

O que fazer com cachorros com medo de fogos?

20 de dezembro de 2022 0

Saber o que fazer com cachorros com medo de fogos é muito importante para que o animal não fique estressado durante as festas de final de ano. Até porque, esse barulho muito alto provocado pelos fogos de artifício pode originar, em alguns cães, convulsões e desmaios.

Tendo em vista os problemas que esses rojões podem causar aos dogs a nossa equipe do Planeta dos Animais teve a ideia de produzir esse conteúdo a fim de te informar melhor sobre o que fazer para acalmar cachorro com medo de fogos. Portanto, vem com a gente, e leia o nosso artigo!

Cachorro com medo de fogos: por que isso acontece?

Cachorro e fogos de artifício, definitivamente são duas coisas que não combinam. Entretanto, você sabe o motivo dos cães ficarem com medo dos fogos? Essa é uma dúvida que muita gente tem, mas que não procura entender a razão para isso acontecer. 

Nesse caso, a explicação se dá por conta de uma característica marcante dos cachorros, já que a audição deles é 4 vezes melhor do que a dos seres humanos. Enquanto cães captam frequências de até 40.000 Hz, os humanos só captam entre 10 e 20.000 Hz. Além disso, os animais não conseguem entender o motivo de ocorrer um barulho tão alto,  associando automaticamente como algo perigoso.

Cachorro com medo de fogos: sintomas incluem tremores e agitação

A grande maioria dos cães sofrem com medo de fogos e ficam desesperados quando ouvem o barulho. Por isso, acaba sendo fácil reconhecer um animal medroso nas comemorações de fim de ano. Dentre os principais “sintomas”, podemos destacar: choro, tremores por todo o corpo, agitação excessiva, latidos e tentativas de fuga. Inclusive, alguns animais também podem apresentar um comportamento mais agressivo.

Acostume o seu cãozinho com barulhos mais elevados desde filhote

Uma forma de como acalmar cachorro com medo de fogos é muito simples: basta tentar acostumar o animal com os altos ruídos desde jovem. A única atenção é com a idade do cachorro: ele não pode ser tão novinho  — abaixo de 6 meses de idade — para não comprometer o desenvolvimento da audição. Logo, o ideal é acostumá-lo primeiro com o barulho, mas com um volume mais baixo e distante, e depois ir aumentando.

Esse processo também pode ser feito com animais mais velhos. Nesses casos, o tutor pode colocar um vídeo no YouTube de fogos de artifício com um volume bem baixo. Depois, é só ir aumentando esse volume e observar a reação do pet a todo momento. Dessa forma, aos poucos ele vai acabar se acostumando e estará preparado para as festas de fim de ano.

Amarração para cachorro com medo de fogos é uma técnica que funciona

Se você não sabe o que fazer com cachorros com medo de fogos, a técnica do Tellington Touch, também conhecida como técnica da amarração, é frequentemente utilizada para tranquilizar os cães nesses momentos. Ela foi criada por Linda Tellington-Jones, uma canadense especializada em comportamento animal, e tem o objetivo de deixar o animal mais seguro durante as queimas. Veja:

  1. Pegue uma faixa. Você vai utilizá-la para amarrar em torno do corpo do cão, como se fosse um colete para cachorro com medo de fogos.
  2. Para dar início a amarração, coloque a faixa no peito do cachorro.
  3. Ligue as pontas da faixa no dorso do animal e cruze-as.
  4. Depois, cruze a faixa na barriga do cão, fazendo o mesmo movimento anterior.
  5. Por fim, junte as pontas na altura do final da coluna do pet (sem chegar tão perto do rabo) e dê um nó. Pronto, seu cachorro está preparado!

Outras estratégias de como acalmar o cachorro com medo de fogos

Também é possível tentar amenizar o susto do animal com certos cuidados. Uma dica é preparar um ambiente confortável para servir como refúgio do animal. Lá, ele se sentirá acolhido e seguro. Você pode levar uma caminha, brinquedos que ele mais gosta, alguns petiscos diferentes e até mesmo colocar uma música relaxante para cachorros de fundo.

Uma outra alternativa possível é tentar distrair o cão para ele abstrair os fogos. É possível fazer isso com brincadeiras, interagindo com o animal e oferecendo recursos interativos para ele passar o tempo. No entanto, lembramos que também é importante respeitar o espaço do animal, pois no caso dele preferir ficar isolado no cantinho dele, não insista.

Calmante para cachorro com medo de fogos só deve ser usado em casos extremos

Muitos se perguntam: tenho um cachorro com medo de fogos, o que fazer? Antes de partir para medidas mais drásticas, como medicamentos, é bom tentar as dicas acima. Já se o seu cachorro tiver um medo muito irracional de fogos, vale a pena consultar um profissional para verificar se é viável entrar com um remédio para cachorro com medo de fogos, como algum calmante. A supervisão veterinária é imprescindível.

Gostou do nosso conteúdo a respeito do que fazer com cachorros com medo de fogos? Compartilhe entre conhecidos, familiares e amigos mais próximos para que mais pessoas saibam o que fazer para ajudar os seus amigos de quatro patas durante esse período de fim de ano. Por fim, não deixe de conferir outras matérias sobre diferentes assuntos envolvendo os animais de estimação:

Agradecemos pela sua leitura. A gente fica por aqui, e até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.