Otite canina: entenda o que é, os sintomas e como tratar
A otite canina é um problema que afeta a vida de diversos cãezinhos ao redor do mundo, provando que os animais, tal como os humanos, também são suscetíveis a sofrer com doenças na região do ouvido. Dessa forma, todo tutor precisa saber como cuidar devidamente do seu pet.
Felizmente, a otite em cães é um problema fácil de ser evitado e tratado, principalmente com a ajuda de um médico veterinário. Logo, para saber tudo sobre esta condição que afeta diversos cachorrinhos, confira o conteúdo que preparamos para você!
O que é a otite canina?
Otite é um termo médico a respeito de doenças localizadas na região do ouvido provocadas por infecções ou inflamações, que podem ser internas ou externas. Ou seja, quando falamos da otite canina, estamos falando sobre doenças auditivas em cachorros, e quando o assunto é sobre otalgia canina, trata-se qualquer dor situada na região da orelha. Inclusive, a otalgia em cães pode ser separada de duas formas:
Otalgia primária em cães
Trata-se de um problema originado em decorrência da concentração de ácaros, que são animais microscópicos, no ouvido do pet, e isso faz com que o cãozinho passe a coçar bastante a região para um alívio imediato. Além deste incômodo nas orelhas, alguns dos sintomas da otalgia primária é também o excesso de cera escura acompanhada do mau cheiro vindo do local.
Otalgia secundária em cães
Como as orelhas dos cães ficam muito mais expostas, é necessário ter muito cuidado com a região. Afinal, a otalgia secundária é geralmente causada por bactérias e fungos que se proliferam devido a umidade presente dentro do ouvido do pet, exigindo que o dono seque bem a área após o banho. Além disso, caso você veja algo estranho na orelha do cão, como feridas ou pus, procure o médico veterinário mais próximo com urgência.
A gravidade da otite canina depende da área afetada
Além da otalgia primária e secundária, os problemas no ouvido vão muito além, já que a otite canina pode afetar o órgão responsável pelo sistema auditivo de diferentes maneiras. Logo, entender isso é muito importante para obter o diagnóstico correto e avaliar se é possível que o quadro avance para um sintoma considerado mais grave no animal.
Otite externa em cães
Além da otite canina externa estar relacionada com objetos que possam acabar entrando nas orelhas dos cães, como folhas ou pedaços de árvore, ela geralmente acontece por conta da umidade contínua e presente na região do ouvido. Nesse sentido, é preciso secar bem o ouvido do seu pet e ter atenção enquanto ele pratica as suas brincadeiras.
Otite média aguda em cães
Essa otite médica é provocada por uma infecção de uma área do ouvido que, ao provocar o surgimento de pus, é capaz de se expandir e causar danos ao tímpano do animal. Portanto, como é um tipo de otite que pode chegar a provocar o rompimento da membrana timpânica, é preciso que o tratamento seja feito o quanto antes para evitar prejudicar a audição do seu cãozinho.
Otite média crônica em cães
Assim como a otite média aguda, este problema da otite médica crônica está também relacionado com infecções no ouvido que afetam a região da membrana timpânica. Entretanto, trata-se de um tipo de otite que não costuma causar dores locais, sendo recomendada a ida frequente do seu cão ao veterinário para identificação e tratamento.
Otite interna em cães
A otite interna canina nada mais é do que uma doença inflamatória do canal auditivo dos cães, sendo considerada o tipo de otite mais grave. Isso porque essa infecção afeta o ouvido interno do animal, responsável pela audição e pelo equilíbrio. Logo, relaciona-se com os quadros de labirintite em cachorro.
Otite canina sintomas: quais são?

Entender um pouco mais a respeito dos sintomas de otite em cachorro é fundamental para cuidar do seu amiguinho, pois, caso a infecção não seja devidamente tratada, é possível que ela evolua para quadros cada vez mais severos para o seu cão. Sabendo disso, tenha bastante atenção quanto ao surgimento dos principais sintomas, que são:
- Secreções no ouvido
- Mau cheiro nas orelhas
- Cachorro balançando muito a cabeça
- Cachorrinho fica chorando ao tocar em suas orelhas
- Cera de ouvido marrom escura ou preta em excesso
- Cão coçando a região da orelha com as patas ou as esfregando no chão
Como tratar otite canina?
Antes de qualquer coisa, é preciso levar o seu cachorrinho ao veterinário para que o mesmo oriente o tratamento a partir do uso de algum remédio para otite canina. Geralmente, são indicados medicamentos para a remoção de microrganismos do local e, no caso de infecções que resultem numa otite canina grave, também são receitados analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, além da indicação de cirurgia para quadros de urgência.
Gostou do nosso conteúdo sobre otite em cachorros? Não deixe de compartilhar entre todos os tutores que você conhece! Dessa forma, você ajuda para que cada vez menos ocorram casos de otite em cães. Por último, leia outros conteúdos daqui do site que abordam sobre diversos assuntos do incrível mundo dos animais de estimação:
- Diabetes em cachorro é real? Saiba mais sobre a doença
- Cachorro obeso: saiba como tratar esse problema
- Tudo sobre a parvovirose canina
Muito obrigado pela leitura, e até a próxima!