Otite em gatos: o que é, quais os sintomas e como tratar?
Ao contrário dos cães, os felinos dificilmente apresentam problemas de ouvido. Entretanto, a otite em gatos, mesmo não sendo tão comum, ainda pode ser uma doença que acaba surgindo nesses animaizinhos, causando infecções ou inflamações na região das orelhas.
Inclusive, esses tipos de enfermidades podem acabar surgindo tanto na área interna quanto na parte externa dos ouvidos do pet. Por tanto, para você entender um pouco além sobre a situação da otite felina, confira a matéria que a nossa equipe produziu a seguir!
Quais são os tipos de otites em gatos?
A palavra otite nada mais é do que um termo médico para doenças na região do ouvido proporcionadas por infecções ou inflamações locais, e que geram muita dor para quem sofre com elas. Caso o seu pet sofra com alguma enfermidade deste tipo, você pode ficar tranquilo, já que elas não costumam ser graves. Todavia, podem ser separadas em dois tipos.
Otite primária ou parasitária
A otite primária é causada por ácaros, que são animais microscópicos presentes em diversas regiões do corpo dos seres vivos. Assim, o felino acaba procurando aliviar o incômodo causado por esses parasitas coçando bastante o local afetado. Além disso, nesse tipo de otite em gatos, esta zona afetada também apresenta excesso de cera marrom escura ou preta, junto de um odor desagradável.
Otite secundária ou infecciosa
Geralmente a otite secundária ocorre em decorrência de fungos e bactérias que se aproveitam da umidade na região dos ouvidos do animal. Portanto, torna-se necessário secar muito bem o local para evitar o surgimento de problemas como este. Cabe destacar também que este tipo de otite pode causar pus e feridas, podendo evoluir para casos mais graves e fazer com que o pet perda a audição. Tendo isso em vista, corra com o seu pet ao veterinário ao surgir qualquer sintoma.
A gravidade da otite está relacionada com a região afetada

Não são apenas os diferentes tipos de otite que importam para explicar a situação do diagnóstico, mas também o local acometido pela doença. Logo, é importante entender se a condição é capaz de evoluir ou não para um quadro mais grave do problema.
Otite externa
Nada mais é do que um tipo de otite que está relacionada com a umidade frequente dos ouvidos ou também com a entrada de objetos, como folhas ou galhos, nas orelhas do pet. Portanto, mantenha os ouvidos do seu gatinho secos e tenha atenção por onde ele está brincando.
Otite média aguda
É causada pela infecção da área atrás do tímpano e, por conta do acúmulo de pus, provoca a distensão do tímpano, resultando na alteração da audição. O tratamento precisa ser feito com urgência, já que este quadro pode chegar a romper o tímpano do animal.
Otite média crônica
Podendo causar complicações graves e diferentemente das demais — já que esta otite não causa dor no ouvido —, a otite média crônica está relacionada com danos no tímpano e infecções constantes no local. Portanto, a ida frequente ao veterinário é muito importante para uma avaliação do quadro.
Otite interna
A Otite interna surge no local mais complexo da região do ouvido, sendo este o responsável tanto pelo equilíbrio quanto pela audição do pet. Logo, esse tipo de otite está amplamente relacionada com os casos de labirintite, que também é um problema capaz de surgir nos animais domésticos.
Quais os sintomas da otite externa nos gatos?
Apesar de não parecer uma condição tão grave, caso o animal não receba o tratamento preventivo adequado, a otite pode evoluir para quadros mais severos, fazendo até mesmo com que o seu gatinho perca parte da audição. Portanto, cabe a você ter atenção quanto aos principais sintomas:
- Surgimento de secreções no ouvido
- Ceras de ouvido escuras
- Odor vindo da região do ouvido
- Gato inclinando demais a cabeça
- Gato coçando frequentemente os ouvidos ou o pescoço
Como tratar otite em gatos?
Primeiramente, é necessário comparecer ao veterinário para que o mesmo avalie o caso e indique o melhor remédio para otite em gatos. No caso de um tratamento adequado, é recomendado o uso de medicamentos para cicatrização das feridas e eliminação dos parasitas presentes no local. Em situações mais graves, o médico veterinário também pode orientar o uso de antibiótico para otite em gatos, tal como analgésicos, anti-inflamátios e a lavagem frequente do ouvido.
Gostou do conteúdo sobre a otite em gatos? Compartilhe entre todos os donos de felinos que você conhece para que eles também saibam mais a respeito deste problema. Por fim, aproveite também para dar uma lida em outras matérias daqui do site que abordam sobre como ter diferentes cuidados com os animais de estimação:
- Existe diabetes em gatos? Entenda mais a respeito
- Brinquedos para gatos: conheça os 6 melhores
- Como cortar unha de gato? Saiba mais sobre
A gente fica por aqui. Obrigado e até a próxima!