Tudo sobre a parvovirose canina
A parvovirose canina é uma enfermidade muito grave e assim como nós humanos, os cachorros também são suscetíveis a apresentar doenças graves causadas pela transmissão viral. Dessa forma, é muito importante que o dono esteja bastante atento quanto à aparição de qualquer sintoma deste problema.
O parvovírus é o agente causador desta condição grave, que pode chegar ao ponto de fazer com que o cãozinho acabe falecendo. Sabendo disso, é muito importante seguir todos os passos de prevenção desta doença tão desgravável. Logo, veja, a seguir, tudo sobre a parvovirose canina!
O que é parvovirose canina?
A doença da parvovirose canina é causada por um vírus que se propaga entre diferentes cães por contato direto ou indireto com os seus dejetos ou lugares contaminados. Inclusive, um dos sintomas mais comuns desta enfermidade tão grave é o surgimento de sangue junto das fezes do animal.
O parvovírus — micro-organismo causador da parvovirose canina — é muito resistente. Ele pode sobreviver no ambiente durante um período de dois meses, e no ar é possível que ele viva por anos, caso seja protegido pela luz do sol. Portanto, estamos falando de um vírus que é muito contagioso.
A parvovirose canina pode vir a causar problemas cardíacos e gastrointestinais no seu pet, sendo que os que mais sofrem com esta doença são os cãezinhos filhotes por conta da baixa imunidade e, principalmente, pela falta da vacinação. Sendo altamente indicado que o seu dog só comece a passear por diferentes lugares quando estiver totalmente vacinado.
Entenda como é feita a prevenção da parvovirose em cães

A parvovirose canina é uma doença viral, cujo contágio é elevado. Nesse sentido, não tem como fugir, pois as diversas formas de prevenção são o melhor caminho para evitar que o seu cachorrinho sofra com essa doença tão grave. Sabendo disso, veja as diferentes formas de prevenir a parvovirose em cães:
Vacinas V8 ou V10
Não apenas para a prevenção da parvovirose em cães, mas também para impedir que o pet sofra com outras enfermidades, as vacinas V8 ou V10 são muito eficazes para diminuir as chances do seu cãozinho apresentar um quadro grave provocado por doenças infecciosas.
Inclusive, essas duas vacinas são o primeiro imunizante que o filhote toma ao completar 6 semanas de vida. Todavia, lembre-se que é a vacina V8 ou a V10 — uma ou a outra, sendo a V10 a mais completa — e que inicialmente são feitas 3 doses num intervalo de 21 dias, exigindo uma dose de reforço anual.
Evitando o contato do seu pet com animais e objetos contaminados
Ao saber da possibilidade de algum pet estar com a parvovirose, trate de impedir que ele tenha contado com o seu cãozinho. Além disso, é recomendado que sejam evitados os passeios por áreas desconhecidas por cachorros não vacinados ou parcialmente imunizados com V8 ou V10.
Limpando bem o ambiente
Fazer a limpeza do lugar em que o seu doguinho costuma ficar é muito importante para prevenir esta doença. Entretanto, é preciso deixar claro que a água sanitária é um dos únicos produtos capazes de eliminar o resistente vírus causador da parvovirose em cachorros.
Parvovirose canina sintomas: como identificá-la?
Tendo em vista que a parvovirose canina é uma doença que evolui rapidamente para quadros extremamente graves, um diagnóstico rápido é capaz de evitar que o seu cão tenha maiores problemas. Logo, ao observar qualquer suspeita de que o seu pet esteja com este problema, leve-o imediatamente ao médico veterinário para que o animal seja devidamente testado. Dessa forma, os sintomas de parvovirose canina são:
- Sangue aparecendo junto das fezes
- Diarreia
- Febre
- Falta de apetite
- Perda de peso
- Gengiva e Pálpebras pálidas
- Vômito
- Letargia
- Taquicardia
- Desidratação
- Hipotermia
- Moleza
- Depressão
Parvovirose canina tratamento: o que fazer?
Para um tratamento eficaz da parvovirose é necessário passar por diversos procedimentos para diminuir os sintomas da doença e ficar totalmente curado do problema. Sabendo disso, antieméticos, antiácidos, probióticos, antibióticos e protetores gástricos são alguns dos remédios para parvovirose canina responsáveis por aliviar os quadros apresentados, tal como manter a hidratação do cão com fluidoterapia. Infelizmente, a tendência é que o cão seja internado no tratamento.
A parvovirose canina pega em humanos?
O vírus da parvovirose acaba não afetando os seres humanos, pois o micro-organismo causador da doença nos cães não é o mesmo que causa em humanos. Aliás, o mesmo ocorre com a parvovirose felina, sendo também causada por um outro tipo de parvovírus.
O problema da parvovirose canina tem cura?
Apesar de ser uma doença com uma taxa de mortalidade considerada alta, a parvovirose canina tem cura. Caso o seu pet venha a sofrer com esta enfermidade, é possível aumentar as chances dele se recuperar com tratamentos feitos pelo veterinário logo no início dos sintomas. Afinal, quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápido é feito o tratamento, o que eleva as chances do animalzinho sobreviver.
Gostou do nosso conteúdo a respeito da parvovirose canina? Compartilhe entre amigos e familiares para que todos entendam mais sobre a gravidade desta doença tão grave. Também não deixe de ler outros conteúdos daqui do site a respeito dos cuidados com os animais de estimação:
- Coleira para cachorro: qual é a mais adequada para o seu pet?
- Diabetes em cachorro é real? Saiba mais sobre a doença
- Como cortar unha de cachorro?
Ficamos por aqui, até a próxima!