Passear com cachorro: saiba como realizar esta prática
A rotina de passear com cachorro precisa ser entendida como uma atividade extremamente importante para os tutores, pois essa caminhada é capaz de trazer uma série de benefícios comportamentais, como também uma boa disposição física e mental.
Nesse sentido, é possível compreender como o cãozinho pode ter uma melhor qualidade de vida realizando essa perambulação diária. Assim, veja, a seguir, este conteúdo produzido pela nossa equipe para te ajudar a saber um pouco mais sobre este tipo de pesseio com o pet. Confira!
Quais os benefícios de passear com cachorro?
Se você está passeando com cachorro e procura fazer esta atividade do jeito certo, é bom entender um pouco desse assunto. Afinal, trata-se de uma prática necessária para fazer com que o cãozinho coloque os seus instintos animais em ação de uma forma bem natural.
Dessa maneira, ele pratica exercícios, tem um contato amplo com a natureza, conhece novos cheiros, anda por diferentes ambientes e também se relaciona com outras pessoas e bichos. Eles são animaizinhos extremamente curiosos e novidades são sempre bem vindas para eles!
Pode passear com cachorro filhote? Leve-o para caminhar após tomar todas as vacinas
Já se perguntou com quanto tempo pode levar o cachorro para passear? Na verdade, é fundamental que você passeie com o seu cachorro desde filhote. No entanto, essa atividade só pode começar a ser feita após o cãozinho estar devidamente vacinado.
Sabendo disso, após 1 mês da última dose das vacinas V8 e V10 o seu bichinho estará bem protegido, podendo finalmente sair para caminhar e conhecer outros pets. A única atenção durante a fase filhote é que os passeios precisam ser mais curtos, já que o esforço em excesso pode causar alguns problemas ao dog.
Coloque em prática os reforços positivos
Para começar, a maneira ideal de passear com cachorro é dando petiscos durante a caminhada logo após o cãozinho praticar alguma atitude considerada correta — como não puxar a coleira e não latir para estranhos, por exemplo. Dessa maneira, o animal relaciona essas ações com algo benéfico para ele, promovendo uma associação positiva.
Caminhe ensinando o dog fazer as suas necessidades na rua
Para que o seu cãozinho tenha o costume de fazer as necessidades fora de casa desde cedo, o ideal é que faça os passeios após as refeições do dia. Até porque, os dogs costumam defecar mais ou menos 30 minutos após se alimentar. Procure um cantinho que ele goste e aguarde-o pacientemente até que ele termine sua ida ao “banheiro”.
Quantas vezes devo passear com meu cachorro?
A quantidade de vezes que um cachorrinho deve passear varia bastante, mas nunca deve ser deixada de ser feita ao menos uma vez ao dia. Cães de raças com mais energia podem fazer até 5 passeios em único dia e dogs menos agitados podem realizar até 3 caminhadas, visto que não apresentam tanto vigor para queimar. Cabe mencionar que cachorros idosos também precisam fazer passeios constantes, mesmo que sejam curtos e em menos vezes ao dia.
Qual o melhor horário para passear com cachorro?
Visando uma caminhada tranquila também para os cães braquicefálicos, que apresentam uma resistência menor em relação ao calor intenso, o melhor horário para passear com cachorro é de manhã, antes das 8h, ou no final do dia, depois das 18h. É importante também que o tutor avalie se o asfalto está muito quente para o bichinho pisar, pois o sol pode deixar a temperatura do chão elevada e fazer com que o dog queime as patinhas.
Como passear com cachorro agitado?
Em casos em que o seu doguinho esteja muito agitado, mordendo a coleira, e não queira passear, o recomendado por diversos veterinários e especialistas em comportamento animal é que o dono acalme o cachorro antes de sair para caminhar. Utilize alguns brinquedos para cachorro para acalmá-lo ou aguarde um pouco até que ele decida ficar mais tranquilo.
Mantenha uma atenção redobrada com o seu dog
O dever de um tutor não é apenas levar o seu cachorro para passear, como também é de observar muito bem o seu pet durante essa atividade. Caso o animal não esteja cheirando o ambiente ou se ele estiver parecendo muito cansado é capaz que tenha algo errado com a saúde dele. Em situações como essa, leve o seu bichinho ao médico veterinário o quanto antes!
Determine uma rota fixa para passear e deixe-o pet brincar com outros cachorros
Fazer com que o seu amiguinho ande por um caminho já conhecido facilita alguns comportamentos e faz com que ele se sinta um pouco mais tranquilo. Agora, em casos em que ele acabe brincando com outros cães ou animais, deixe-o ficar à vontade, principalmente quando filhote, pois isso promove uma melhor socialização.
Coleira para passear com cachorro: invista em produtos confortáveis
Para promover um passeio melhor de maior qualidade para o seu doguinho o ideal é utilizar uma coleira para cachorro que seja confortável. Logo, você pode investir numa coleira peitoral ou antipuxão, já que o ganchinho dessas versões fica localizado nas costas ou na barriga do pet, dando-lhe mais liberdade. O ideal também é que seja colocado o nome do cão e algumas informações do dono na coleira para casos em que o animal se perca.
Não levar o cãozinho para passear resulta em consequências graves
Quando um dono não cumpre com uma ação básica para ter um pet, ele não só está sendo irresponsável, mas também está fazendo com que o seu dog tenha problemas graves, sejam eles em relação ao comportamento ou saúde do bicho. Logo, são esses alguns dos impactos que podem ocorrer não levando o cachorro para passear:
- Estresse e ansiedade
- Doenças, como a obesidade canina
- Problemas comportamentais
- Latidos em excesso
- Destruir objetos em casa
- Fazer as necessidades no lugar incorreto
- Comer muito mais do que o normal
- Ficar irritado e agressivo
- Má relação com pessoas e animais desconhecidos
Curtiu o nosso conteúdo sobre como passear com cachorro? Compartilhe entre amigos e conhecidos para que mais tutores entendam sobre a importância de levar o seu cãozinho para caminhar diariamente. Aproveite também para ler outras matérias feitas pela nossa equipe a respeito dos animais de estimação:
- Ração para cachorro: entenda como é e do que elas são feitas
- Tapete higiênico para cachorro: saiba mais a respeito
- Como cortar unha de cachorro?
Ficamos por aqui. Até o próximo conteúdo!