O que não deve ser feito ao passear com o cachorro?
Passear com o cachorro é uma das atividades mais importantes para criar bem o seu animal de estimação, já que todo cãozinho precisa ter um contato com novidades e gastar um pouco de energia caminhando. Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados durante o passeio com cães.
Nesse sentido, é preciso compreender melhor sobre como passear com o cachorro. E foi pensando nisso que a nossa equipe do Planeta dos Animais separou algumas dicas para você entender o que não deve ser feito durante essa atividade tão importante para os cães. Confira!
1) Fazer o passeio em horários em que o sol está mais forte
Dias em que as temperaturas estão mais elevadas são terríveis para os cães. Isso porque os cachorros não possuem glândulas sudoríparas, com a transpiração desses animais sendo feita por meio da salivação. Nesse caso, o ideal é que você evite levar o seu animalzinho para passear no horário entre 10h às 16h — período em que o sol está mais forte.
Entretanto, em algumas regiões do Brasil, é possível que faça muito calor pouco antes e também depois desse horário, sendo melhor avaliar a situação e realizar o passeio na hora em que o sol estiver se pondo. Ainda assim, avalie se o asfalto está muito quente para o animalzinho caminhar, caso esteja, é preciso fazer uso do sapato para cachorro para evitar que ele queime as patinhas.
2) Exagerar e estender o tempo do passeio
Além da situação do calor já mencionada, há cães que precisam de passeios mais curtos, como os de raças braquicefálicas, por exemplo. Logo, para cachorros que sofrem com essa condição, o recomendado é que os passeios tenham duração de no máximo 40 minutos. Ainda assim, avalie a condição do seu cão, caso ele aparente estar muito cansado, encerre o passeio o quanto antes.
3) Não usar coleiras ou guias ao passear com o cachorro
Ao estar passeando com cachorros é importante a manutenção de alguns cuidados. Isso posto, não é recomendado que você faça o passeio com o seu cãozinho sem auxílio de uma coleira ou guia, visto que há o risco do seu pet ser atropelado, se desentender com outros cães ou até mesmo acabar comendo algo inapropriado. Todavia, lembre-se de apostar numa coleira para cachorro que seja bem confortável para o seu amiguinho.
4) Passear com o cachorro sem placa de identificação
No caso de uma hipotética fuga, é mais do que necessário uma placa de identificação na coleira do seu cãozinho para ajudar na busca. Coloque o nome do cachorro, telefone para contato, endereço e, caso ele possua, informações sobre a saúde do pet para em casos de uma condição específica. É bom também colocar e-mail e o telefone de um segundo responsável, caso ocorra um insucesso no contato.
5) Não levar água para o cachorro beber durante o passeio
Saber como passear com cachorro não é muito difícil. Como mencionado anteriormente, é preciso evitar horários muito quentes, todavia, também há a necessidade de hidratar o seu animalzinho. Assim, produtos como a garrafa de água para cães são bem eficientes na hora de levar o seu amiguinho para passear.
6) Não deixar o cachorro fazer as necessidades na rua
Como os animais dependem muito dos seus instintos, acaba sendo normal para o seu pet aproveitar o passeio para ir ao “banheiro”. Desse modo, é importante que você deixe o seu cãozinho à vontade para que ele faça as necessidades com muita tranquilidade. Inclusive, uma boa dica é deixar o passeio ser feito após as refeições do animal para que ele já tenha o hábito de fazer as necessidades na rua.
7) Esquecer de recolher os dejetos durante o passeio
Recolher os dejetos produzidos pelo seu cãozinho durante os passeios é uma questão de bom senso, afinal a rua é um ambiente em que muitas pessoas caminham. Nesse caso, com um saco de papel junto de uma luva, recolha o dejeto e descarte pela descarga, entretanto, caso você não tenha essa opção, procure destacar numa lixeira de lixo orgânico.
8) Levar o cãozinho filhote para passear sem estar vacinado
São diversos os benefícios de passear com o cachorro desde a fase filhote. Afinal, é importante que o pet tenha contato desde cedo com várias novidades, além de socializar com outros animais e praticar exercícios caminhando. Entretanto, o ideal é que você leve o seu amigo para passear pela primeira vez 30 dias após a última dose de reforço da vacina para cachorro V8 ou V10.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe para que mais pessoas saibam o que não deve ser feito ao passar com o cachorro. Dessa forma, você mantém cada vez mais tutores informados sobre essas atividade tão importante. Também não deixe de conferir outras matérias daqui do nosso site onde abordamos diferentes assuntos a respeito dos incríveis animais de estimação.
- Cachorro com ansiedade de separação: o que fazer?
- Tapete higiênico para cachorro: saiba mais a respeito
- Saiba como calcular idade do cachorro corretamente
A gente fica por aqui, e agradecemos pela sua leitura até o fim. Até a próxima!