Pinscher: tudo sobre esse pequeno e agitado cão
O Pinscher é uma raça de cachorro que faz sucesso em diversos países, incluindo o Brasil. Mesmo com a fama de ser um animalzinho bastante agitado, ele é um dog de pequeno porte bem corajoso, carinhoso e companheiro, que adora ficar sempre por perto dos seus donos.
Nesse caso, que tal saber um pouco mais a respeito do cachorro Pinscher? Ele é perfeito para lares de todos os tamanhos, mas acaba sendo mais visado por quem mora em ambientes mais apertados por conta do seu tamanho pequeno. Leia a matéria, a seguir, para saber mais a respeito dessa raça tão famosa!
Qual a origem do Pinscher?
Trata-se de um cãozinho originário da Alemanha, com um primeiro registro da raça feito no ano de 1836, informando que os Pinschers são o provável resultado do cruzamento entre o cachorro Dachshund e o Galguinho Italiano, porém, outras fontes mencionam este dog tendo origem do cruzamento de um Fox Terrier com um Dachshund ou um provável fruto da combinação de diferentes tipos de Pinschers. O que se sabe é que apenas em 1920 que o cãozinho se popularizou.
Características físicas do Pinscher
Segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI), essa raça que faz sucesso no Brasil é conhecida pela denominação de Pinscher Miniatura, visto que, conforme a instituição, existem outros 6 tipos de Pinscher, com destaque para o Pinscher Alemão e o Pinscher Austríaco. Nesse sentido, para evitar confusões a respeito da raça, este conteúdo apresentará informações a respeito do chamado Pinscher Miniatura, como orienta a FCI.
Esse tipo de cachorro apresenta uma altura que varia entre 25 a 30 centímetros, com o peso ficando em torno de 4 a 6 quilos. No entanto, há algumas diferentes denominações para a variação dos tamanhos de Pinscher, mas não são oficialmente reconhecidos pelos órgãos de estudos da Cinologia. Mesmo assim, aqui no Brasil, muitas pessoas mencionam nomes, como Pinscher 0, 1, 2 e 3.
Como é a pelagem do Pinscher?
A pelagem do Pinscher é curtinha, densa, lisa e, caso você o escove diariamente, é possível que os pelos também fiquem brilhantes. Inclusive, a escovação também pode evitar que os fios caiam pelo ambiente, mas lembre-se de fazer isso com escovas próprias para a pelagem desta raça de cachorro.
Quais são as cores do cachorro Pinscher?
Em relação às cores do Pinscher, é possível encontrá-lo apresentando apenas uma cor como: vermelho, marrom avermelhado e marrom escuro. Agora, também existem Pinschers com duas cores diferentes, como, por exemplo: preto e castanho, preto com manchas avermelhadas ou marrons. Geralmente, essas manchinhas ficam próximas da região do rosto, barriga ou da cauda do animal.
Características comportamentais do Pinscher
Não há como negar que o comportamento dos Pinschers são bem marcantes. Eles são muito enérgicos, apegados aos seus tutores e costumam ser um ótimo cão de guarda, já que fará de tudo para alertar aos donos do provável perigo. Porém, a fama de cãozinho estressado não é verdadeira, sendo algo que está muito mais relacionado à criação dada ao Pinscher do que uma tendência da raça.
O Pinscher late muito?
Sim, o Pinscher é um cachorro que late muito. Entretanto, isso não é uma regra, pois uma boa socialização pode fazer com que o animal não lata tanto como de costume. Inclusive, como os Pinschers são cães corajosos eles precisam demonstrar a sua coragem com os latidos, sendo algo muito mais relacionado ao instinto deles.
Como o Pinscher se relaciona com crianças?
O Pinscher pode ser capaz de manter uma boa relação com as crianças, mas o que requer atenção é o tratamento dos pequenos com o animal. Visto que, o Pinscher é um cãozinho menor do que o normal e uma criança de pouca idade pode acabar puxando e agarrando o pet, deixando-o estressado e traumatizado. A supervisão de um adulto é fundamental para manter uma boa relação entre o Pinscher e as crianças.
O Pinscher consegue ficar muito tempo sozinho em casa?
Cabe destacar que esse cachorro odeia ficar sozinho. Até porque, como é muito colado aos seus donos, ele costuma não lidar muito bem com a solidão. Assim, o recomendado para donos que não costumam ficar muito tempo em casa é adotar um segundo pet que se relacione bem com os Pinschers, mesmo que seja uma raça que não se dá bem com animais de outras espécies, uma socialização bem feita desde filhotinho pode ajudar a melhorar essa relação.
Saúde do cachorro Pinscher
Embora os Pinschers não apresentem maiores problemas de saúde, até mesmo por conta do vigor e coragem da raça, eles podem acabar tendo problemas que todo cachorrinho de menor porte pode ter. Como, por exemplo, o problema de luxação patelar, fazendo com que o dog tenha dificuldade para andar, tal como outros problemas de articulação comuns em pets.
Dicas de cuidado com o Pinscher
Se até na vida adulta o Pinscher é um cachorrinho pequeno, imagina quando se trata de um filhotinho desta raça? É por conta disso que todo dono que tenha um Pinscher filhote em casa precisa ficar atento quanto a possíveis frestas e buracos no lar. Afinal, como esse animalzinho é bastante curioso — principalmente durante esta fase da vida —, ele pode acabar entrando nessas frestas e correr riscos graves à sua saúde.
Esse cãozinho pequeno também não costuma lidar muito bem com as altas temperaturas, logo, é recomendado que o dono não faça passeios com o Pinscher entre o período das 10h da manhã até as 16h da tarde, já que o calor neste horário é mais intenso. Cabe destacar que, caso seja bem cuidado, a expectativa de vida do Pinscher é de 12 a 16 anos.
Quanto custa um Pinscher?
Agora que você sabe tudo da raça, não tem como não pensar em adotar um filhote de Pinscher. Preço apresenta uma média que varia entre de R$ 1.200 a R$ 3.500, desse jeito, lembre-se de sempre procurar um canil que seja de segurança para realizar a adoção do seu amiguinho, assim você contribuirá para diminuir um problema grave, como o contrabando de animais.
Curiosidades sobre a raça Pinscher
- Apesar da semelhança, o Pinscher não é um mini Doberman
- A atriz Christina Ricci, do filme A Família Addams, possui um cão desta raça
- Apesar da tremedeira por conta da agitação da raça, os Pinschers podem ser carinhosos e gentis, caso sejam bem adestrados
- Os Pinschers são ótimos cães-alerta, já que latem quando observam uma situação suspeita
- Alguns donos cortam as orelhas dos Pinschers por uma questão estética, essa atitude é proibida. Jamais faça isso com o seu animalzinho!
Gostou do conteúdo? Agora que você sabe um pouco mais sobre o cachorrinho desta raça, que tal adotá-lo para ser o mais novo membro da sua família? Não deixe de compartilhar entre os seus amigos para que todos saibam o quanto essa é uma raça ótima para servir de companhia. Ah, e também dá só uma conferida em outras matérias daqui do site feitas pela nossa equipe do Planeta dos Animais:
- Brinquedos para cachorro: confira 6 opções
- Ração de cachorro: conheça os diferentes tipos
- Tapete higiênico para cachorro: saiba mais a respeito
A gente fica por aqui. Até a próxima!