Por onde o cachorro transpira? Entenda mais sobre

Por onde o cachorro transpira? Entenda mais sobre

8 de maio de 2023 0

Muitos donos procuram saber por onde o cachorro transpira, visto que esses animaizinhos não costumam aparecer suados durante as épocas de calor elevado, conforme acontece com nós humanos. Sendo assim, não é mistério para ninguém que os cães conseguem transpirar de outra forma.

Nesse sentido, com o desejo de esclarecer esta questão muito comum, a nossa equipe do Planeta dos Animais preparou este artigo para explicar melhor a respeito da transpiração dos animais domésticos. Portanto, acompanhe a leitura do conteúdo a seguir!

Como funciona a transpiração dos cachorros?

Enquanto a maioria dos seres humanos possui glândulas sudoríparas distribuídas por todo o corpo para regular a temperatura, a situação é diferente nos cães. Isso se deve ao fato de que esses animais são cobertos de pelos, o que torna a transpiração menos eficiente. 

Em vez disso, os cães apresentam glândulas sudoríparas que estão localizadas em áreas estratégicas do corpo do pet, permitindo que o animal mantenha sua temperatura corporal em níveis saudáveis, o fazendo “suar” através de outras partes do seu corpinho. 

Por qual parte do corpo o cachorro transpira?

Na verdade a transpiração dos cães não funciona da mesma maneira que em outros seres, sendo preciso explicar um pouco melhor por onde o cachorro respira. Afinal, estamos falando de todo um sistema próprio de resfriamento corporal desses bichinhos que está relacionado à respiração e a transpiração. Confira:

Os cachorros transpiram através das almofadas das patas

Os cães transpiram pelas almofadas das patas, pois as glândulas écrinas estão presentes neste local e são responsáveis pelo “suor de cachorro” para manter a área molhada e suave. Tendo isso em vista, é comum encontrar o seu animalzinho com as patinhas úmidas durante os períodos de temperaturas mais elevadas.

A língua do cão cumpre um papel importante para a transpiração canina

Os cães controlam uma parte da sua temperatura corporal através da língua. Sendo assim, quando eles abrem e fecham a boca, é sinal de que eles estão resfriando o corpo. Inclusive, é justamente por essa razão que os dogs adoram ficar com a língua para fora quando está calor.

A respiração dos cachorros também ajuda no resfriamento do corpo

É fácil perceber que os cães ficam bem ofegantes quando estão com calor ou praticando exercícios mais intensos. Isso acontece porque, devido a elevação do fluxo sanguíneo na região da língua, esses bichinhos acabam respirando bastante pela boca e, assim, diminuindo a sua temperatura corporal. Vale destacar que esses animais também respiram pelo focinho, mas as raças que padecem com a braquicefalia priorizam a respiração pela boca por sofrerem mais com o calor.

Algumas dicas para que o seu cachorro não sofra com o calor intenso 

Uma dica fundamental para que o seu animalzinho não sinta tanto as consequências de um calor para lá de intenso, é estar sempre renovando a água no bebedouro o mantendo cheio. Dessa maneira, o seu dog se mantém hidratado, visto que eles adoram beber uma água fresquinha.

Todos sabem da necessidade de levar o seu pet para passear diariamente, não é mesmo? Todavia, essa atividade requer algumas precauções para que o cachorro não sofra com o calor. O ideal é levar o seu amigo para passear em horários que o sol não está forte (antes das 10h e depois das 16h), como também fazer uso dos bebedouros portáteis.  

Os cachorros braquicefálicos apresentam baixa resistência ao calor

Caso você tenha uma raça de cachorro braquicefálica (Shih-Tzu, Pug, etc)  todos esses cuidados com o calor precisam ser redobrados. Esses cãezinhos não apresentam um bom desenvolvimento e apresentam malformações múltiplas que prejudicam a respiração. 

Com isso, esses dogs acabam respirando pouco pelo nariz e acabam passando mal ao serem expostos a altas temperaturas. Portanto, se você possui um doguinho com esta condição, deixe sempre um ventilador ligado para amenizar o calor que ele sente. 

Suor animal: há diferenças entre cada espécie

O suor é um processo natural para qualquer ser vivo para diminuir a temperatura do corpo. Já te explicamos a diferença entre o sistema de transpiração dos cães e dos humanos, mas o interessante é que cada espécie apresenta um método próprio para suar, sendo diferente para cavalos, hipopótamos, sapos, entre outros animais. Inclusive, os que mais se assemelham nessa questão são os cachorros e os gatos.

Agora você entende melhor por onde o cachorro transpira, compartilhe este conteúdo entre amigos e familiares para que eles também compreendam mais sobre esse assunto. Por fim, não deixe de conferir outros artigos produzidos pela nossa equipe do Planeta dos Animais, que abordam vários assuntos relacionados aos animais de estimação:

Agradecemos pela sua leitura e ficamos por aqui. Até mais!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.