Por que não pode dar chocolate para cachorro?
Entender por que não pode dar chocolate para cachorro é necessário para evitar que seu cãozinho sofra qualquer intoxicação. Embora seja muito saboroso para o nosso paladar, o chocolate representa um grande perigo para a saúde dos nossos pets. Seu consumo, intencional ou não, é totalmente contraindicado.
Para quem nunca teve um dog antes isso pode parecer curioso. Afinal, por que não pode dar chocolate para cachorro? Quais são os problemas que isso pode trazer? Se você tem dúvida se os cachorros podem comer chocolate, leia o artigo abaixo e entenda de uma vez por todas porque este é um alimento proibido!
Por que não pode dar chocolate para cachorro?
O motivo por que cachorro não pode comer chocolate é muito simples: esse é um alimento que faz mal para os animais. Devemos entender que o organismo canino é muito diferente do organismo humano, de forma que nem tudo que faz bem para nós irá fazer bem para os nossos pets. É por isso que determinados ingredientes, como o alho para cachorro, devem ser totalmente evitados na rotina alimentar dos cães.
O que acontece quando o cachorro come chocolate?
Mesmo sabendo porque os cachorros não podem comer chocolate, às vezes acaba acontecendo um acidente e o animal abocanha uma barrinha escondido. Em casos como esse, as suspeitas devem começar quando o animal passa a ter sintomas, como: vômitos, diarreia, febre, tremores musculares, respiração ofegante, hiperatividade e até mesmo taquicardia — batimentos acelerados.
Essas manifestações clínicas costumam aparecer entre 6 e 12 horas após o consumo do alimento. Além de aumentar a observação com o pet, o tutor deve procurar atendimento médico imediatamente se achar que o cachorro comeu chocolate. Dependendo da quantidade que foi ingerida, o grau de intoxicação é tão alto que pode ser letal para o animal.
Por que chocolate faz mal para cachorro? Entenda o motivo
O cachorro não pode comer chocolate devido a duas substâncias presentes no alimento, que são a teobromina e a cafeína. Estes componentes provocam grandes estímulos na região do cérebro e do coração que podem ser extremamente nocivos para a saúde de um cão. Por isso, não se pode dar chocolate para cachorro em hipótese alguma.
Vale destacar que tanto a teobromina quanto a cafeína estão presentes no cacau e ficam mais concentradas nos chocolates amargos. Isso quer dizer que cachorro não pode comer chocolate de jeito nenhum, mas as versões meio amargas ou com mais de 50% de cacau são ainda mais prejudiciais do que uma barra de chocolate ao leite. Porém, lembre-se que todas as opções devem ser evitadas por motivos de segurança!
Cachorro comeu chocolate: o que fazer?
Algumas pessoas podem pensar que cachorro pode comer chocolate e acabam dando um pedaço para o pet sem saber. Isso é um risco enorme, podendo comprometer a vida do seu animal de estimação. Se ocorrer algo parecido, não se desespere nem tome medidas drásticas — como automedicação ou indução ao vômito — por conta própria.
O ideal é procurar rapidamente um atendimento de emergência com um médico veterinário de sua confiança. Relate tudo que souber sobre o quadro do seu cachorro: tipo de chocolate que ele comeu, quantidade e há quanto tempo ocorreu. Sabendo destas informações, o profissional estará mais preparado para cuidar da situação e socorrer o animal, evitando que aconteçam maiores complicações.
Cachorro não pode comer chocolate nem outros alimentos proibidos. Saiba quais são eles
Não existe nenhum cenário seguro onde o cachorro pode comer chocolate. Esse é um dos alimentos mais perigosos para os dogs, e que, portanto, jamais devem ser oferecidos aos animais. No entanto, ele não é o único que representa perigo na alimentação do seu cão. O tutor deve sempre pesquisar o que o cachorro pode comer ou não para não prejudicar seu pet com petiscos considerados proibidos.
Além do chocolate, o cachorro não pode comer alho, cebola, abacate, frutas cítricas — laranja e limão, por exemplo —, carambola, macadâmia, comidas gordurosas, frituras, uva e uva passa, açaí, ossos e leite. Antes de adaptar a dieta do cãozinho, sempre pesquise o que faz bem ou mal para ele. Afinal, essa é uma estratégia fundamental para evitar riscos à saúde dele.
E quais são os alimentos liberados para cães?
Agora que você já sabe porque o cachorro não pode comer chocolate, que tal ficar de olho em algumas opções de petiscos seguros para incluir na rotina do seu pet? Várias frutas, legumes e verduras são benéficas para os cães, como por exemplo maçã, banana, melancia, pêssego, goiaba, brócolis, cenoura, beterraba, chuchu, abóbora, batata, entre outros. Além disso, não esqueça de investir em uma boa ração para cachorro.
Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas saibam o motivo de não poder dar chocolate para cachorro! Dessa maneira, você mantém mais gente informada sobre esse assunto tão importante. Também não deixe de ler outras matérias produzidas pela nossa equipe do Planeta dos Animais:
- Como saber se o cachorro engoliu alguma coisa?
- Displasia coxofemoral canina: saiba mais sobre
- Saiba como escovar os dentes do gato
A gente fica por aqui. Até a próxima!