Pug: tudo a respeito desse cãozinho fofo
Para quem procura um pet engraçadinho, o cachorro Pug é uma bela opção de adoção para os dias de hoje. Exibindo um corpinho rechonchudo e com diversas características distintas, esse cão é uma das raças mais queridas ao redor do planeta.
Também repleto de curiosidade e teimosia, esse é um animal que pode ter um comportamento um pouco difícil, mas com uma boa socialização é suficiente para ajudar nessa questão. Dito isso, confira um pouco mais sobre esse bicho único que é o cachorro da raça Pug!
Qual a origem do Pug?
Com diversos relatos históricos apontando o Pug como um cãozinho originário da China, inclusive acredita-se que ele era um pet que pertencia à realeza do país. No entanto, com a ida de alguns dos seus exemplares para a Europa, mais especificamente para a Holanda e Inglaterra, a raça começou a ficar mais conhecida.
Pug tamanho e peso: as características físicas do pet

O Pug é uma raça de cachorro pequeno, que ostenta um focinho achatado devido a braquicefalia. Apresentando também um rabo curto, seu tamanho varia entre 30 a 36 centímetros e o peso máximo saudável fica em torno de 6 a 8 quilos ao chegar à vida adulta.
Os cães Pugs são um tipo de cachorrinho com um corpo robusto, contendo músculos bem fortalecidos. Ele apresenta também uma cabeça redonda que é proporcional ao tamanho do resto do corpo. Além disso, o focinho desse dog é achatado e os seus olhos são pretos e esbugalhados.
Como é a pelagem do Pug?
O Pug é um pet que apresenta uma pelagem curta, fina e também macia, sendo que ela não é áspera. Cabe destacar que é recomendado escovar os pelos do cãozinho desta raça diariamente, dessa maneira dá para evitar que os fios fiquem caindo pelo chão da casa.
Quais são as cores do cachorro Pug?

Esse é um dog que contém uma boa variação de tons, junto com algumas manchas pretas em determinadas áreas do corpo do pet, logo você pode encontrar cores de Pug como: Pug preto, Pug branco, Pug cinza, Pug amarelo-alaranjado (abricó) e Pug amarelo-avermelhado (fulvo).
Pug personalidade: veja as características comportamentais do pet
O Pug é um cãozinho extrovertido e que adora ser o centro das atenções de casa. Ele se adapta em diferentes lares, podendo ser ambientes com famílias grandes ou até mesmo uma casa com apenas um único dono. Também contém uma natureza bem amistosa e divertida, sendo um ótimo companheiro para quem procura brincar e dedicar um certo carinho a um pet. Nesse caso, trata-se de um pet que irá proporcionar muitas gargalhadas por seu jeitinho desajeitado.
O Pug late muito?
Não, o Pug é uma raça de cachorro que dificilmente late. Inclusive, o latido dele é bem baixinho e não incomoda as pessoas ao redor. Portanto, muitos acabam indicando esta raça para apartamentos onde há situações de limite de barulho.
Como o Pug se relaciona com crianças?
O Pug é um cachorrinho que sabe muito bem como se relacionar com as crianças, já que o seu temperamento é bem fofo e extrovertido contagiando pessoas de todas as idades. Entretanto, em caso de crianças muito pequenas o ideal é que ocorra a supervisão de um adulto para não o machucar, pois esses doguinhos são pouco resistentes, além de que a braquicefalia requer algumas pausas para o descanso.
O Pug consegue ficar muito tempo sozinho em casa?
Por ser um pet que é bastante apegado aos seus tutores, não é recomendado deixar o Pug sozinho por muito tempo em casa. Nesse caso, quem mantém uma vida muito ocupada e não quer deixar de ter um amiguinho, o mais recomendado é adotar um segundo pet para servir de companhia ao Pug.
Saúde do cachorro Pug
Infelizmente a raça de cachorro Pug pode ser propensa a sofrer com algumas doenças, como: infecções na dobrinhas, obesidade canina, dermatites, sarna demodécica, epilepsia, luxação da patela e epilepsia. Todavia, são problemas que acabam ocorrendo por conta da braquicefalia.
Dicas de cuidado com o Pug
Como o Pug é uma raça que apresenta diversas dobrinhas em seu corpo, é preciso dedicar parte da sua atenção para cuidar da higiene nestas áreas. Banhos semanais, tal como passar um lenço umedecido ou paninho podem ajudar bastante na remoção das impurezas deste local, sendo necessário secar bem depois para evitar que surjam feridas causadas por microorganismos. É necessário também conferir os ouvidos do Pug, pois ceras escuras indicam que ocorre infecção no local.
É interessante você introduzir uma ração própria para o Pug e assim evitar que ele apresente um quadro de obesidade canina no futuro. Por fim, mesmo com uma pelagem curta, este animalzinho precisa que seus pelos sejam escovados regularmente já que perdem bastante fios pela casa. São diversos os cuidados com esta raça e zelar pelo seu amiguinho é muito importante para que ele viva bem.
Quanto custa um Pug?
Para quem está procurando um animalzinho dócil e engraçado não pode perder a chance de adotar cães Pug. Preço deste pet gira em torno de R $1.500 até R$ 5.000, sendo necessário uma precaução em relação ao lugar da adoção, afinal, assim você não contribui para a exploração animal.
Curiosidades sobre a raça Pug
- Pug é um cachorro que solta bastante pelo
- Pode não parecer, mas o Pug é um cãozinho bem inteligente
- A fêmea do Pug precisa fazer cesariana para conseguir dar a luz
- Um animal que adora perseguir o seu dono pela casa
- Pode ser considerado umas das raças de cachorro mais antigas
- Doug é um Pug que participou de clipe da cantora Katy Perry
Após entender um pouco mais sobre esta raça, já dá para cogitar a adoção de um Pug filhote, certo? Compartilhe esta matéria para que outras pessoas passem a conhecer essa raça de cachorro repleta de amor e carinho. Também veja alguns conteúdos produzidos pela nossa equipe:
- Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo?
- Tapete higiênico para cachorro: saiba mais a respeito
- Brinquedos para cachorro: confira 6 opções
Ficamos por aqui. Até logo!