Raça de cachorro São Bernardo: tudo sobre esse enorme pet
A raça de cachorro São Bernardo atrai diversos olhares por onde passa, afinal esse é um animal que, apesar de ser enorme, é muito dócil e amigável. Além disso, o São Bernardo é um dog que se relaciona muito bem com a sua família, sendo considerado um ótimo cão de guarda.
Com o objetivo de revelar mais informações sobre esse cachorro tão carinhoso, a nossa equipe do Planeta dos Animais destacou algumas das principais características deste amável cãozinho. Nesse sentido, não deixe de ler o artigo abaixo!
Qual a origem da raça de cachorro São Bernardo?
O país de origem do cãozinho da raça São Bernardo é a Suíça, sendo considerado até mesmo o cão nacional do país. Eles ganharam notoriedade na história a partir do século XVIII, quando costumavam salvar a vida de viajantes que se aventuravam pela região dos Alpes suíços.
São Bernardo tamanho e peso: as características físicas do pet
Mesmo que um cachorro São Bernardo filhote não seja tão grande, a partir da fase adulta esse animalzinho pode chegar a ter incríveis 90 centímetros, sendo esse o tamanho máximo para os machos e 80 centímetros para as fêmeas. Portanto, é fácil perceber que estamos lidando com um cachorro de porte gigante.
As características físicas desse peludo apresentam um amplo destaque, visto que para a raça de cachorro São Bernardo, valores avantajados é algo que não falta. Assim, o focinho desse pet é grande e largo, acompanhado de um pescoço longo e rígido, por fim, a principal característica física dessa raça é o seu tronco que é imponente e musculoso. Logo, por conta de tais atributos, esse animal costuma pesar entre 70 a 85 quilos.
Como é a pelagem do São Bernardo?
Não há como negar que os pelos do São Bernardo são belos e grossos, sendo responsáveis por ajudar a proteger o dog das mais baixas temperaturas. Assim, com uma pelagem densa e composta com uma camada de subpelo que costuma ser crespa.
São Bernardo cores: quais são?
Apesar de algumas pesquisas online sobre o termo “São Bernardo cachorro preto”, esta raça de cachorro não apresenta tal tonalidade entre as suas cores. A coloração principal dos seus pelos é branca com manchas avermelhadas — que podem ser mais claras ou escuras — cobrindo o dorso do São Bernardo. A Confederação Brasileira de Cinelogia (CBKC) ainda diz que é tolerada a cor castanho-avermelhada nessa região, como também o amarelo castanho.
São Bernardo personalidade: veja as características comportamentais do pet
Como já revelamos, o cachorro da raça São Bernardo é bem grande, porém isso não impede que ele seja um animal calmo, gentil e bem amigável. Dessa forma, aguarde um comportamento desajeitado e vivaz desse cãozinho, que contém um coração enorme. Ainda assim, vale mencionar que o São Bernardo é um ótimo vigilante e ocupa o 65º lugar entre as 133 raças de cachorro mais inteligentes.
O cachorro São Bernardo late muito?
Os cães da raça São Bernardo não apresentam o costume de latir muito, assim ele pode acabar sendo interessante para quem pretende adotar um cãozinho com um latido considerado moderado. Entretanto, lembre-se que o São Bernardo também é um cãozinho protetor, ou seja: ele vai acabar latindo sempre que encontrar algo fora do comum.
Como o São Bernardo se relaciona com crianças?
O São Bernardo é perfeito para os pequeninos! Isso se dá ao fato desse peludo ser muito dócil e extremamente amigável, independentemente da idade. Vale destacar ainda que esse pet mantém uma relação bastante cordial com outros cães e também com animais de outras espécies. Bem legal, não é mesmo?
O São Bernardo é um cão que consegue ficar muito tempo sozinho em casa?
É desolador para um cachorro não receber a devida atenção da parte do seu dono, principalmente quando se trata de um São Bernardo. Com isso, lembre-se sempre de brincar com o seu pet quando puder. Todavia, caso você seja uma pessoa muito atarefada, talvez essa não seja a raça de cachorro mais indicada. Até porque o São Bernardo adora fazer companhia aos seus amados donos.
Saúde do cachorro São Bernardo
Muitas pessoas podem facilmente notar a força e tamanho impressionantes do cachorro raça São Bernardo, sendo considerada uma das maiores do mundo. Assim, por esse motivo, é muito difícil que ele não apresente alguns problemas de saúde, sendo suscetível a doenças que costumam surgir em cães de grande porte, como a displasia coxofemoral canina.
Dicas de cuidado com o São Bernardo
Tendo em vista que o cãozinho São Bernardo apresenta um tipo de pelagem mais densa, é preciso fazer a escovação dos pelos frequentemente para remover os fios mortos, como também mantê-lo tosado. Todavia, não passe do ponto na hora da tosa, sendo recomendado que leve o seu pet para realizar essa atividade num lugar de confiança. Ainda assim, lembre-se de levar sempre o São Bernardo para passear e socializar com outros animais, ele adora companhia!
Quanto custa um cachorro São Bernardo?
É muito fácil de se encantar pelo cachorro São Bernardo. Preço desse animalzinho costuma ficar entre R$ 1.000 a R$ 7.000, porém pode sofrer uma variação por conta da idade e linhagem do peludo. Você pode também procurar em abrigos por um cachorro São Bernardo filhote, doação é uma das maneiras mais recomendadas para tirar pets abandonados das ruas.
Curiosidades sobre a raça São Bernardo
- Quer saber qual é a raça do Beethoven? Bom, a raça do cachorro Beethoven, famoso por conta dos filmes, é São Bernardo!
- No filme de animação “Peter Pan”, de 1953, a cachorra babá, Naná, é um São Bernardo, reforçando o quanto esses animais são carinhosos e companheiros.
- A cachorra Mochi “Mo” Rickert, que é uma fêmea da raça São Bernardo, está no Guinness Book (livro dos recordes) por ser o peludo com a maior língua do mundo.
- O São Bernardo é considerado o cachorro nacional da Suíça por conta dos cães dessa raça que resgataram diversas pessoas na região dos Alpes suíços no passado
E aí, gostou de saber sobre a raça de cachorro São Bernardo? Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo para que mais pessoas conheçam melhor esse cãozinho tão especial. Por último, confira algumas das matérias produzidas pela nossa equipe do Planeta dos Animais que podem ser interessantes para você:
- Conheça 15 principais alimentos tóxicos para cães e gatos
- Veja 5 ideias de enriquecimento ambiental para cães
- Como deixar o cão mais inteligente? Saiba mais
A gente agradece pela sua leitura até o fim. Até a próxima!