Raça de gato Sphynx: tudo sobre esse felino sem pelo
Não há como negar que a raça de gato Sphynx apresenta uma aparência bem peculiar, já que trata-se de um felino que é famoso por não apresentar pelos em seu corpo. Além disso, ele é um bichano com uma personalidade muito doce e agradável, oferecendo diversos momentos bons para os seus donos.
Portanto, sabendo da fama deste gatinho, nada mais justo do que produzir um conteúdo para destacar todas as suas qualidades, certo? Assim, leia este artigo produzido pela equipe do Planeta dos Animais, em que abordamos curiosidades, características, tamanho, entre outras coisas, sobre o gato da raça Sphynx. Veja!
Qual a origem do gato Sphynx?
Apesar do nome “Sphynx” — que significa esfinge em inglês — indicar que, provavelmente, trata-se de um felino com origem egípcia, o gato desta raça nasceu no Canadá. Em 1966, na província de Ontário, foi quando se teve o primeiro relato do nascimento de um gato sem pelos. Entretanto, o Sphynx como conhecemos hoje só passou a existir no ano de 1975, após o cruzamento do felino dessa ninhada sem pelagem com um gato da raça Devon Rex. Revelando que termos como “gato egípcio Sphynx” não são corretos. O padrão da raça foi reconhecido em 1998.
Gato Sphynx tamanho e peso: as características físicas do pet
Tendo em vista algumas das suas características, Gato Sphynx é considerado um felino de porte médio. Suas orelhas são um pouco mais longas, assim como o seu rabo, e o seu corpo é repleto de dobrinhas pela falta de pelos. Em relação a sua estatura, esse pet mede algo entre 30 a 35 centímetros, exibindo um peso que fica em torno de 3 a 7 quilos.
Como é a pelagem do gato Sphynx?
Bem diferentes dos demais gatos, os felinos da raça Sphynx não apresentam pelagem. Com isso, as várias dobrinhas que esses pets apresentam ficam bem expostas. O interessante é que alguns pelinhos bem curtos e finos podem ser observados na região das orelhas, rabo e barriga do animal.
Gato Sphynx cores: quais são?
Como os gatinhos Sphynx não apresentam muito pelos, a sua cor se dá pela sua pele. Como mencionado anteriormente, eles apresentam um pouco de pelo, mas nada que se compare com os gatos de outras raças. Contudo, é possível que você encontre um Sphynx nas seguintes cores:
- Gato Sphynx preto;
- Gato Sphynx cinza;
- Gato Sphynx branco;
- Gato Sphynx rosado.
Gato Sphynx personalidade: veja as características comportamentais do pet
Você sabia que o Gato Sphynx é muito inteligente? Afinal, ele pode aprender diversas artimanhas, caso seja treinado. Esses animaizinhos adoram se divertir brincando e também são extremamente carinhosos com o seu dono e outros animais. Logo, para um felino como o gato Sphynx, valor afetivo é o que não falta. Dito isso, não tenha dúvidas de que se trata de um pet muito amável e tranquilo!
O gato Sphynx mia muito?
A verdade é que o gato Sphynx não apresenta o hábito de miar muito. Assim, ele irá miar para exigir ou pedir algo para seu dono, utilizando essa que é das principais maneiras de comunicação felina. Portanto, você e seus vizinhos podem ficar tranquilos, já que o Sphynx é um pet bem silencioso.
Como o gato Sphynx se relaciona com crianças?
Apesar dos gatos serem considerados pets independentes, esses animais também gostam de receber sua dose de carinho da parte dos seus donos. Sabendo disso, os felinos da raça Sphynx adoram conviver e se divertir com as crianças, principalmente quando elas utilizam alguns dos brinquedos para gatos.
O gato Sphynx é um gato que consegue ficar muito tempo sozinho em casa?
Como o gato Sphynx é bem carinhoso e gosta muito de receber carinho dos seus donos, ele é um animalzinho bem amigável que não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Logo, trate de dar toda atenção devida para o seu pet e evite que ele possa sofrer com a ansiedade por separação.
Saúde do gato Sphynx
Infelizmente, como já é esperado, o gato Sphynx é suscetível a sofrer com doenças dermatológicas por conta da sua pele sensível. Por isso, problemas como a urticária pigmentosa — que produz feridas no corpo do pet — e a perda de calor corporal são alguns dos inconvenientes que podem acabar surgindo em felinos dessa raça. A ida frequente ao médico veterinário entre 6 a 12 meses é muito importante, ainda mais quando se tem um pet como esse.
Dicas de cuidado com o gato Sphynx
Já falamos sobre as dobrinhas que acabam surgindo no corpo do Sphynx, por culpa da sua falta de pelos. Nesse sentido, para evitar que ocorra um acúmulo de sujeiras e outras substâncias no local, é importante fazer a limpeza constante da região. Usar lenços umedecidos e dar banhos a cada duas semanas são algumas das atitudes que podem auxiliar no cuidado dos gatinhos dessa raça.
Como cuidar de um gato Sphynx filhote?
O mais importante não apenas para um gato Sphynx filhote, mas para todo animal durante essa fase da vida é, certamente, a sua vacinação. Portanto, lembre-se de dar a primeira dose do imunizante entre os 45 a 60 dias de vida do bichinho, a segunda com 90 dias de idade e a terceira com 120 dias após o nascimento.
Quanto custa um gato Sphynx?
Procurando saber qual o valor do gato Sphynx? A gente mostra pra você! Bom, agora que você sabe tanto sobre esse pet, é muito difícil não querer adotar um gato Sphynx. Preço dessa amado felino costuma ficar em torno de R$ 3.000 a R$ 5.000, variando de acordo com o sexo, linhagem e histórico do bichinho. É interessante também, nesse caso, procurar por ONGs e abrigos em seu bairro que realizam o serviço de adoção do gato sphynx. Doação pode ser o melhor caminho!
Gostou de saber tudo sobre a raça de gato Sphynx? Sendo assim, não deixe de compartilhar este conteúdo para os diversos amantes de felinos que você conhece! Também não perca a oportunidade de conferir as mais diversas matérias sobre o universo pet feitas pela nossa equipe do Planeta dos Animais que podem ser do seu interesse:
- Catnip faz mal? Saiba mais sobre a erva dos gatos
- Saiba como escovar os dentes do gato
- Gato pode comer alho?
Agradecemos a sua leitura e ficamos por aqui. Até a próxima!