Ração de cachorro: conheça os diferentes tipos

Ração de cachorro: conheça os diferentes tipos

28 de junho de 2022 0

Com tantas opções de ração de cachorro, é comum que ocorra a dúvida de qual é a melhor para inserir na rotina do seu pet. Além das diferenças entre a qualidade do produto, também existem rações apropriadas para cada fase de vida do animal e que podem variar de acordo com a raça do cachorro, porte e condição de saúde.

Entender qual é a melhor ração para cachorro é essencial para não causar um desequilíbrio nutricional e oferecer tudo que o seu bichinho de estimação precisa para ter uma boa qualidade de vida. Para te auxiliar nesta escolha tão importante, produzimos uma lista com os diferentes tipos de rações para cachorro. Confira!

Como escolher a ração de cachorro de acordo com a idade do pet?

Labrador filhote comendo ração para cachorro
Existe um tipo de ração para cada fase da vida do animal. Foto: Bigstock

Ração para cachorro filhote

Nos primeiros meses de vida, o filhotinho se alimenta do leite da mãe. A partir da quarta semana, ele começa a se interessar por outros tipos de comida e passa por um processo de transição com papinha e alimentos úmidos (e é aí que entra a ração úmida para cães, por exemplo). Após a transição, o filhote já está pronto para comer a dieta com a ração para cachorro seca.

Cães nessa fase comem muito porque estão em fase de crescimento. Siga a quantidade de porção diária recomendada pelo veterinário. Com 2 meses de vida, o cãozinho deve comer de 4 a 6 vezes ao dia; 3 meses, 4 vezes; 4 até 6 meses, de 2 a 3 vezes ao dia. Depois de 6 meses são 2 vezes durante o dia.

Ração para cachorro adulto

Quando o pet deixa de ser filhote, ele pode partir para uma ração para cães adultos. O alimento contém todos os nutrientes indispensáveis para essa fase de vida do animal, mas a quantidade de porções oferecidas muda. Normalmente, um cão adulto precisa se alimentar 2 vezes no mesmo dia, mas, dependendo das condições de saúde dele, isso pode sofrer alterações. Não deixe de consultar um veterinário.

Ração para cachorro idoso

A partir dos 7 anos de idade, o animal passa a ser visto como um cão idoso. Portanto, o indicado é que você entenda um pouco sobre como calcular a idade do seu cachorro. A ração para cães mais velhos proporciona antioxidantes em sua composição, além de outros ingredientes essenciais. Isso ajuda a melhorar o sistema imunológico do cachorro e fortalece as articulações. Caso seu cãozinho tenha alguma doença, deve usar uma ração de cachorro apropriada para isso.

É bom saber também que raças de cachorro pequeno não podem consumir o mesmo tipo de ração que um cachorro de grande porte. Como cada raça tem suas determinadas características e comportamentos, não dá para um Bulldog Francês se alimentar da mesma maneira que um Rottweiler, certo? 

Para escolher a ração, cachorro precisa de alimentos de qualidade

Ração para cachorro no pote.
A qualidade da ração de cachorro é um fator importante. Foto: Bigstock

Ração de cachorro super premium

Este tipo de ração é a melhor que há no mercado. Ela é extremamente rica em proteínas, promove uma ótima digestão e torna a pelagem do bichinho mais brilhante. A qualidade é tanta que a maioria dos alimentos contém ingredientes como ômega 3 e 6. O único ponto negativo fica em relação ao custo. Como trata-se de um produto indiscutivelmente bom, seu preço é mais elevado.

Ração de cachorro premium

Esta opção não é muito diferente da ração super premium. Ela tem uma boa qualidade, mas possui uma maior quantidade de proteína vegetal em sua composição. Por isso, pode não matar a fome do cãozinho tão rapidamente. Em questão de preço e durabilidade, ela não é a melhor opção, já que o cachorro tende a comer mais para saciar a fome, mas ainda é mais benéfica do que a standard.

Ração de cachorro standard

A versão standard é feita com proteínas mais simples e comuns, sem se importar tanto com a qualidade do produto. Ela também é produzida a partir da mistura de diversos ingredientes, como trigo, milho e arroz, resultando numa composição pouco proteica. Essa ração para cachorro não sacia tanto e não tem tantos nutrientes responsáveis por dar mais energia e vitalidade para o seu bichinho.

Tipos de ração para cachorro com condições de saúde específicas

Ração para cachorro obeso

A obesidade canina é um problema que atinge diversos cachorrinhos, mas felizmente existe uma ração dedicada a tratar esta condição (que deve ser aliada com outros cuidados). O alimento é enriquecido com vitaminas e fibras naturais, assim como também possui uma baixíssima quantidade de calorias e gorduras.

Ração para cachorro com problema renal

Animais com problemas renais precisam seguir todas as orientações veterinárias para regular o funcionamento dos rins. Uma delas é utilizar uma ração para cachorro específica para o problema. Este produto possui baixa quantidade de fósforo e limita certas proteínas, evitando uma piora da doença renal.

Ração para cachorro com problemas gastrointestinais

Aqui é possível encontrar um tipo de ração para cães fortalecida com probióticos e uma quantidade baixíssima de gordura. Com isto, é possível aumentar a qualidade de vida do cão e ajudar em sua saúde intestinal. É uma ração também indicada para animais que tratam doenças hepáticas e pancreáticas.

Ração para cachorro com problemas de pele

São rações para cachorro fortalecidas com antioxidantes, como ômega 3 e ômega 6, nutrientes considerados indispensáveis para animais com doenças de pele. Com esse tipo de dieta, é possível evitar problemas como coceiras, ressecamento da pele ou até mesmo descamação em casos de doenças mais graves.

Antes de mudar a ração, cães precisam de uma adaptação

Sempre que for trocar a ração de cachorro, é preciso fazer uma adaptação para o novo alimento. O processo deve ser feito de forma gradual para que o organismo do pet se acostume e ele não estranhe a mudança, evitando transtornos como vômitos, diarreia ou um cachorro que não quer comer.

Uma boa maneira de pôr isso em prática é proporcionando 10% da nova ração para cachorro no primeiro dia de troca, 20% no segundo dia, 30% no terceiro dia e assim por diante até alcançar 100%, que deve acontecer por volta do décimo dia. No final desse pequeno calendário, seu pet já estará pronto para se alimentar exclusivamente da nova ração!

Gostou de saber mais sobre as rações de cachorro?

Agora que você entendeu um pouco mais a respeito dos diferentes tipos de ração para o seu cãozinho, não esqueça de compartilhar este conteúdo! Confira também outros artigos sobre raças específicas, caso esteja pensando em abrir seu coração para um cachorrinho:

Até a próxima matéria!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!