Ração para cachorro: entenda como é e do que elas são feitas

Ração para cachorro: entenda como é e do que elas são feitas

4 de julho de 2022 0

Você que é dono de pet precisa zelar sempre pela saúde do seu bichinho. Logo, a melhor forma de você cuidar do seu amigo é dando a ração para cachorro adequada ao seu estilo de vida, raça, idade e condição de saúde. Mas você já parou para pensar como é a composição destes alimentos?

A ração de cachorro normalmente tem uma boa qualidade, ainda mais se for do tipo premium ou super premium de marcas conhecidas. São produtos que contêm vários ingredientes em sua fórmula, oferecendo os principais nutrientes para que o seu pet tenha uma vida mais saudável. Que tal se aprofundar no assunto? Vamos lá! 

Quais nutrientes que existem na ração para cães? 

Ração para cães.
Saiba mais sobre a composição da ração do seu cãozinho. Foto: Bigstock

Bom, primeiro é necessário entender que alguns ingredientes na composição das rações vão depender do tipo de produto. Por exemplo, a ração seca contém maior quantidade de cereais, enquanto a ração úmida é composta por mais amido. Também há diferenças nos pacotes super premium, premium e standard e, claro, nos alimentos destinados exclusivamente para determinada raça, condição e porte.

Ainda assim, existem componentes básicos e considerados essenciais que devem estar presentes em todo tipo de ração para cachorro. São esses nutrientes que, em conjunto, são responsáveis por garantir o equilíbrio do organismo canino, fortalecendo a saúde destes animais e garantindo uma boa qualidade de vida a eles. Os principais nutrientes são:  

  • Proteínas: auxiliam no metabolismo e formação de tecidos musculares e ósseos 
  • Gorduras: ajudam na produção de energia e na manutenção da pele e pelos
  • Carboidratos: atuam como fonte de energia para os pets
  • Fibras: melhoram as funções intestinais
  • Vitaminas e minerais: têm diferentes ações no organismo, desde o fortalecimento ósseo até auxiliar na imunidade do animal

Dependendo da qualidade, a ração para cachorro também pode conter ingredientes de excelente qualidade, como ômega 3 e 6, que são ácidos graxos que melhoram a circulação e combatem problemas dermatológicos.

Quantidade de nutrientes varia de acordo com a ração de cachorro

Embora todos os componentes destacados acima sejam importantes e que devem estar presentes na ração para cães, existe uma certa diferença entre os alimentos encontrados nos pet shops. Uma ração para cachorro filhote, por exemplo, contém maior quantidade de proteínas e outros nutrientes que vão auxiliar no crescimento e desenvolvimento do animal.

Por outro lado, um cachorro adulto já está completamente desenvolvido e não tem a mesma necessidade nutricional de um filhote. Por isso, a quantidade de ingredientes presentes em cada uma dessas rações acaba sendo diferente, e é por esse motivo que é tão importante escolher um alimento apropriado para o seu cãozinho em todos os aspectos.

Como a ração de cachorro é feita?

cachorro comendo ração do pote.
O processo de criação das rações de cães é bem interessante. Foto: Bigstock

Todo tutor ao menos uma vez já se perguntou sobre como fazer ração para cachorro, certo? A verdade é que não é um processo tão simples. De início, a matéria-prima dos ingredientes é moída até virar pó, e, em seguida, tudo é analisado por especialistas, que vão avaliar as condições do produto. 

Após este processo, entram os corantes e os palatabilizantes para deixar a ração de cachorro mais atrativa para os pets. Esses ingredientes serão misturados com a matéria-prima moída. Ou seja, a ração já vai finalmente dando as caras como um alimento homogêneo. O interessante dos palatabilizantes é que eles são responsáveis por intensificar sabores e aromas, despertando a atenção dos cachorros, já que o olfato canino pode ser 100 mil vezes mais poderoso do que o dos humanos. 

Para finalizar, a ração passa pelo processo de extrusão. Essa etapa da produção também é bastante importante, porque é o que define o tamanho e o formato do alimento. Enquanto para determinados animais os grãos da ração para cachorro não podem ser tão pequenos, para outros os grãos precisam ser maiores. 

Tudo isso é pensado para agradar o animalzinho e fazê-lo se interessar por um alimento que consiga ser tão saboroso e de extrema qualidade para eles. Lembre-se e não deixe de comparecer ao veterinário de sua confiança para entender o tipo de ração que o seu pet poderá tomar. Também procure saber com o profissional se o seu amiguinho pode se alimentar com a ração seca ou úmida. 

A conservação da ração de cachorro é essencial

A melhor dica de conservação de ração para cães é mantê-la no saco da embalagem enquanto não estiver usando. Em nível de comparação, a ração seca dura muito mais do que a ração úmida, até mesmo fora da embalagem. Logo, se você preferir dar a ração úmida (sachê) para o seu pet, é melhor ficar de olho no produto, já que as chances dele estragar são maiores.  

Saiba um pouco mais sobre a história da primeira ração para pets

Você sabia? A primeira ração de animais, conforme a que conhecemos, foi idealizada pelo eletricista americano e morador de Londres, James Sprantt. Ele teve a ideia ao perceber que os animais domésticos gostavam bastante de comer as suas migalhas de biscoito. 

A partir disso, em 1890, Sprantt deu início à pioneira produção de ração de cachorro, fazendo com que ele entrasse para a história como o homem que ajudou os bichinhos que tanto adoramos a melhorarem a qualidade de vida até os dias atuais. 

E aí, gostou do nosso conteúdo? Não se esqueça de compartilhar esta matéria para atingir outros donos de pets! E que tal dar uma olhadinha nestes outros artigos abaixo que produzimos pensando em te ajudar em como cuidar do seu animalzinho na correria do dia a dia:

Até logo mais!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!