Tipos de ração para gato: tudo sobre o assunto
Com tanta variedade de ração para gato, é normal que os donos de felinos fiquem na dúvida sobre qual tipo de alimento dar para o pet. Para que o seu bichano tenha um desenvolvimento saudável e esteja sempre fortalecido, é preciso se atentar aos tipos de rações de acordo com a idade, raça e outras condições específicas do gato, como o fato de ele ser castrado ou ter dificuldade para expelir as bolas de pelo.
Saber qual é a ração de gato ideal para o seu amigo é algo muito importante, pois só assim você poderá promover uma dieta balanceada e com todos os nutrientes que ele necessita. Para ficar por dentro das diferenças entre as diferentes opções de ração para gato, veja neste artigo uma lista que vai esclarecer tudo sobre o assunto!
A ração de gato deve acompanhar cada fase da vida do animal

Ração para gato filhote
Durante os primeiros dias de vida, os gatinhos filhotes se alimentam do leite materno. A partir da quinta semana após o nascimento, eles começam a ficar interessados também por alimentos sólidos. Logo, a orientação é fazer uma introdução com a ração úmida para gatos (também conhecidos como sachês) e aos poucos introduzir a ração seca, ambas específicas para filhotes.
Aqui, cabe ressaltar a necessidade de manter um equilíbrio na quantidade de vezes que o gatinho come por dia, que é o que vai contribuir para o seu desenvolvimento. Com até 2 meses de vida, o seu filhote precisa se alimentar 4 vezes ao dia; entre 2 a 6 meses, são 3 vezes ao dia; e depois de 6 meses a ração de gato precisa ser oferecida 2 vezes durante o dia.
Ração para gato adulto
Depois de completar 12 meses de vida, o gato se torna adulto e precisa de uma alimentação específica para essa fase. Este tipo de ração possui uma quantidade adequada de proteínas, gorduras, vitaminas e aminoácidos essenciais para que o animal tenha energia e uma melhor qualidade de vida. Já a quantidade de ração de gato oferecida deve ser de 2 vezes ao dia.
Ração para gato idoso
Com 7 anos de vida, o gatinho começa a ser considerado um animal idoso. Portanto, é preciso partir para uma ração própria para gatos idosos. Além de contribuírem para o fortalecimento do sistema imunológico, esses alimentos possuem ômega 3 e ômega 6, que melhoram as articulações e evitam as chances do gato apresentar doenças ósseas e degenerativas.
Ração para gato super premium, premium e standard: saiba a diferenças entre elas

A qualidade do produto também é algo que requer atenção. Tanto a ração para gato super premium quanto a versão premium são as mais indicadas, já que são feitas com ingredientes mais nutritivos e proteínas de ótima procedência. No entanto, são itens mais caros, o que pode influenciar na decisão de compra.
Ração para gato super premium
Não há discussão de que a melhor ração para gatos é a super premium, opção que traz muitos benefícios para os felinos. Extremamente rica em proteínas e nutrientes, ela é um tipo de ração que proporciona uma melhor digestão para o animal e ainda é capaz de deixar os pelos do pets mais saudáveis e brilhantes.
Ração para gato premium
Este tipo de ração é semelhante a super premium, mas tem uma quantidade de proteína inferior. Não deixa de ser uma ótima opção, ainda mais por causa da qualidade do produto, mas tem um ponto negativo: ela acaba não saciando bem a fome do seu bichinho. Ou seja, ele acaba comendo mais, fazendo o produto durar um pouco menos em comparação com a super. Mesmo assim, é uma alternativa que traz mais benefícios do que a standard.
Ração para gato standard
A versão standard é a alternativa mais barata em relação às anteriores. Logo, é um produto de qualidade inferior. Essa é uma ração produzida com proteínas mais simples e que não possui todos os componentes indispensáveis à sua saúde, como ômega 3 e 6. Isto resulta no animal consumindo uma baixa quantidade de nutrientes que são responsáveis por dar mais energia e vitalidade a ele.
Para escolher a ração, gato também deve ter condições específicas avaliadas
Ração para gato castrado
Como a castração é algo que mexe bastante com os hormônios dos animais, torna-se necessário implementar a ração para gatos castrados na dieta do animal. São produtos que possuem menos gordura e calorias, e que são fortalecidos com fibras e proteínas. Assim você diminui as chances do seu felino apresentar algum grau de obesidade.
Ração para gato obeso
Engana-se quem acredita que diminuir a quantidade de ração é capaz de reduzir o quadro de obesidade dos bichinhos. Nesse caso, é preciso ficar atento quanto a composição do produto e partindo para uma ração de gato com menos gordura e que seja rica em proteínas e vitaminas. Também é indispensável realizar uma visita ao veterinário para uma melhor avaliação deste quadro.
Ração para gato com problema renal
Como os felinos bebem menos água em comparação com outros animais, sempre há o risco de surgir algum quadro de problemas renais. Para os pets que apresentam esta condição, a ração para gato com problemas renais é composta com pouca quantidade de fósforo e níveis elevados de ômega 3, que ajudam a tratar das falhas presentes nos rins.
Trocar a ração de gato exige cautela
Se a sua ideia é substituir a alimentação do gato, a ração nova precisa ser inserida aos poucos na rotina do felino. Esses animais são muito rigorosos e não aceitam trocas facilmente sem passar por uma adaptação, que deve ser feita cuidadosamente. Você, que é pai de pet, pode fazer isso misturando 10% da nova ração de gato no primeiro dia, 20% no segundo e assim por diante até alcançar 100%. Essa é a melhor forma de garantir que o gato vai consumir o novo alimento sem rejeitá-lo!
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Não deixe de compartilhar esta matéria com os outros donos de pets que você conhece! Temos algumas outras matérias que podem ser interessantes para você continuar lendo e manter-se informado sobre novidades do mundo dos animais domésticos:
- Procurando uma boa cama para gato? Conheça algumas opções
- Pode dar banho em gato? Entenda mais sobre
- Como cortar unha de gato? Saiba mais sobre
Até breve!