Conheça 8 principais raças de cachorro de pelo curto
Alguns donos pensam em adotar raças de cachorro de pelo curto para não precisar dedicar certos cuidados em relação a pelagem do pet. Nesse caso, é necessário destacar que, mesmo que esses animaizinhos não exijam uma escovação diária dos pelos, outras precauções são mais do que essenciais.
Pensando em mostrar para você quais são os principais cachorros com pelo curto, a nossa equipe do Planeta dos Animais produziu este artigo com uma lista explicando melhor sobre esses dogs que apresentam uma pelagem bem curtinha. Portanto, não deixe de acompanhar o texto a seguir!
1) Dachshund
O cãozinho Dachshund — mais conhecido por aqui como Salsicha — pode ser considerado uma das principais raças de cachorro de pelo curto. Apesar de existirem variações de Salsichinhas com pelo longo, o padrão costuma ser o de pelagem curta, que é justamente o mais encontrado. Esse dog expõe uma pelagem brilhosa e densa, demandando que seu dono escove-a entre 7 a 15 dias para que ela não caia pela casa durante a troca de pelos do dog.
2) Bulldog Francês
Entre os cachorros de pelo curto, o Bulldog Francês é considerado o mais fofo. A pelagem dele é lisa, sendo capaz de brilhar na luz. Todavia, nem tudo são flores, afinal o Bulldog Francês é um cãozinho braquiocefálico e suscetível a doenças dermatológicas. Nesse sentido, acaba sendo importante tomar uma série de cuidados com o bichinho, como evitar passeios no sol e limpar as dobrinhas do corpo. Além disso, a escovação dos pelos precisa ser feita uma vez por semana.
3) Beagle
O Beagle é um dos cachorrinhos mais famosos que apresentam pelagem curta. Seu porte médio faz com que diversos donos que moram em apartamentos invistam nessa raça, porém ele acaba sendo mais indicado para quem possui mais espaço em casa, já que esse dog adora brincar e é bem energético. Por fim, em relação à pelagem do Beagle, ela não requer escovação diária, mas a troca dos seus pelos ocorre anualmente, necessitando que os fios sejam escovados semanalmente.
4) Boxer
O Boxer é uma interessante raça de cachorro. Pelo curto, físico avantajado e muito carinhoso. Seu comportamento bastante ativo é uma das marcas da raça que nada tem a ver com a sua aparência de cãozinho emburrado. Os seus pelos são lisos e brilhantes, obrigando o seu tutor a fazer uma escovação semanal dos fios para evitar quedas inesperadas .Inclusive, o Boxer não requer banhos frequentes, o que já poupa um certo tempinho dos seus tutores.
5) Basenji
O cachorro Basenji talvez seja o menos conhecido entre as raças de cachorro de pelo curto. Sendo assim, é bom evidenciar que este dog de origem africana é extremamente curioso e independente, mas que com um bom adestramento pode passar a ser afável. Por outro lado, seus pelos são um pouco semelhantes com os dos gatos, não exigindo uma rotina intensa de banhos, como também permitindo que a escovação dos fios seja feita, no máximo, a cada duas semanas.
6) Mastim Napolitano
Entre as raças de cachorro de pelo curto, o Mastim Napolitano é um dos maiores por conta do seu porte gigante. Apesar de apresentar uma aparência um pouco ameaçadora e peculiar, trata-se de um dog muito dócil e que infelizmente sofre com esse julgamento prévio. Por fim, vale destacar que o Mastim é muito obediente e faz de tudo para proteger os seus donos, sendo que, em relação a sua pelagem, esse pet pede que seja feita uma escovação da mesma entre 7 a 15 dias.
7) Dálmata
A raça Dálmata é um fantástico cachorro: pelo curto, pintas pretas em diversos pontos da sua pelagem branca e um corpo grande e robusto. Esse antigo cãozinho originário da região da Inglaterra, é considerado um pet de grande porte, o que acaba sendo uma tarefa difícil para os que moram em ambientes mais apertados. Nesse sentido, é importante mencionar que o Dálmata requer escovação dos seus pelos uma vez por semana, como também uma boa rotina diária de exercícios.
8) Labrador Retriever
A bela raça de cachorro Labrador Retriever apresenta diversas qualidades inconfundíveis. Esse grande e belo pet contém uma pelagem curta, mas que também é densa, o que acaba exigindo um cuidado a mais. Sendo assim, a escovação entre 7 a 15 dias acaba sendo o bastante, visto que o Labrador costuma renovar seus pelos em épocas mais quentes. Ou seja, durante a primavera e verão é preciso se preparar para queda elevada da pelagem deste cãozinho.
E aí, gostou de conhecer melhor sobre essas 8 principais raças de cachorro de pelo curto? Portanto, não deixe de compartilhar este conteúdo entre seus amigos e familiares para que eles também entendam melhor sobre esse assunto. Por último, aproveite para conferir outros outros conteúdos produzidos pela nossa equipe do Planeta dos Animais que abordam os mais diversos assuntos envolvendo os adoráveis animais de estimação:
- Coleira para cachorro: qual é a mais adequada para o seu pet?
- Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo?
- Passear com cachorro: saiba como realizar esta prática
Agradecemos pela sua leitura até aqui. A gente fica por aqui e até a próxima!