Conheça as principais raças de cachorro pequeno
Conhecer algumas das raças de cachorro pequeno se faz necessário por uma questão de espaço, já que uma boa parcela da população reside em apartamentos. Dessa forma, esses bichinhos se adaptam facilmente em ambientes menores, dando a oportunidade dos donos oferecerem conforto e cuidado a eles.
Tendo isso em vista, é considerado um cachorro de raça pequena o pet em que o peso fique em torno de 9 a 10 quilos, no máximo. Portanto, não deixe de ler, a seguir, esta matéria que a nossa equipe do Planeta dos Animais produziu para você ficar por dentro de algumas das principais raças pequenas de cachorro. Confira!
Por que investir nas raças de cachorro pequeno?
Mesmo que cachorros pequenos não tenham uma boa resistência em relação aos puxões e brincadeiras de crianças com idade entre 2 a 5 anos, os cães de menor porte apresentam uma expectativa de vida mais alta do que os pets de maior tamanho, caso sejam bem cuidados, claro. Nesse sentido, adotar esses animaizinhos pode ser uma ótima forma de criar um forte laço familiar, sendo eles companheiros de longa data!
1) Shih-Tzu
Frequentemente encontrado em diferentes lares brasileiros, o Shih-Tzu é um cachorro pequeno peludo muito tranquilo e que quase não late. No entanto, o dono que resolver apostar nessa raça precisa entender que este cãozinho não pode fazer exercícios constantemente por conta da braquicefalia e precisa que os seus pelos sejam sempre escovados, a fim de evitar problemas dermatológicos que são bastante comuns em raças de cachorro pequeno como o Shih-Tzu.
2) Dachshund
O cachorro salsicha é tão famoso que expõe uma vasta quantidade de diferentes nomes. É um animalzinho repleto de energia, capaz de proporcionar momentos memoráveis em família. Todavia, esta é uma raça de cachorro de pequeno porte que necessita uma série de cuidados específicos por conta da extensão da coluna deste pet. Jamais deixe o seu cãozinho subir ou descer escadas e segure-o em seu colo de uma forma tranquila, assim você evita doenças comuns em Dachshunds.
3) Pinscher
A raça de cachorro Pinscher faz um sucesso muito grande no Brasil e no resto do mundo, mas, ainda assim, sofre com a fama de cãozinho estressado. Na verdade, ele é um animal apegado ao seu dono e que qualquer comportamento indevido é reflexo de uma má criação. Inclusive, apresenta uma variedade de tamanhos que não são considerados oficiais pela Federação Cinológica Internacional (FCI), muitos tutores acabam apostando neste pet por conta de seu tamanho bastante pequeno.
4) Spitz Alemão Anão (Lulu da Pomerânia)
Na procura de uma raça de um cachorro peludo pequeno? O divertido Spitz Alemão versão Anão, também conhecido no Brasil pelo nome de Lulu da Pomerânia, apresenta uma pelagem peculiar e que irá exigir do dono estar sempre fazendo a tosa do bichinho. Fique atento, pois esta raça não se relaciona muito com pessoas e animais desconhecidos, sendo aconselhado uma boa socialização desde filhote por parte do tutor.
5) Bulldog Inglês
O cachorro Bulldog Inglês pode não parecer, mas é muito carinhoso e requer uma companhia constante, seja do seu tutor ou de outro pet. Infelizmente esta é uma das raças de cachorro pequeno que sofre por conta da braquicefalia, fazendo com que o Bulldog não tenha tanta energia para passear como outros dogs. Nesse sentido, esse animalzinho acaba fazendo muito sucesso entre os donos que vivem em lares menores, principalmente quando se trata de ambientes como apartamentos.
6) Yorkshire Terrier
Muito procurado por várias famílias brasileiras, o Yorkshire Terrier é uma das raças de cachorro de pequeno porte que late bastante. É um bichinho bastante peludo, podendo apresentar diversos problemas dermatológicos, que requer banho e tosa frequentes, assim como uma escovação diária dos pelos. Entretanto, mesmo que alguns donos de Yorkie acreditem que ele seja um cachorro para apartamento, passear é fundamental para a saúde física e mental de todas as raças.
7) Chihuahua
Conhecido por ser o menor cãozinho entre as raças de cachorro pequeno, o Chihuahua gosta muito de brincar e de gastar energia com quem convive com ele. Corajoso e atrevido, este pet não mede esforços para proteger os membros da sua família, podendo ser um bom cão de guarda. Contudo, para quem vive em regiões de muito frio, é preciso ter cuidado já que esse doguinho não lida muito bem com o clima de temperaturas mais baixas.
8) Maltês
O cachorro Maltês é bem energético, gostando bastante de se divertir e buscar a devida atenção dos seus tutores. Mesmo que seja teimoso em alguns momentos, esse cãozinho é bem dócil e adora receber carinho. Entretanto, por conta desta raça de cachorro pequeno apresentar um metabolismo mais lento, é comum que surjam quadros de obesidade canina, o que torna indispensável para este animalzinho fazer passeios e exercícios diariamente.
9) Pug
É bem fácil conhecer algum dono de Pug, devido ao tamanho sucesso desse cachorro de porte pequeno. Ele é um cão carinhoso que se dá muito bem com pessoas desconhecidas, mas precisa ser treinado para manter um relacionamento melhor com outros dogs. Todavia, como é um animal braquicefálico, pode acabar passando mal em períodos de calor, além de precisar de passeios mais curtos e rações próprias desta condição.
10) Beagle
O pequeno e forte Beagle é um cão bastante brincalhão e desastrado. Trata-se de um pet que consegue alegrar o ambiente, com toda a sua agitação e simpatia. Ele mantém uma ótima relação com crianças e estranhos, como também odeia ficar sem companhia por muito tempo. Logo, mesmo que esta raça de cachorro pequeno tenha uma tendência à obesidade, é um bichinho bastante enérgico, ou seja, o simples ato de sair para passear frequentemente já basta para evitar tal condição.
11) Poodle
A raça de cachorro Poodle é reconhecida por ser uma das mais inteligentes do mundo, aprendendo diversos comandos com facilidade. Mesmo que no início esse dog estranhe a presença de algum desconhecido, é questão de tempo para ele ficar familiarizado e gastar energia brincando. Com uma pelagem peculiar, esse cãozinho pode apresentar problemas de pele, além de uma série de alergias. Logo, quando surgir qualquer indício desta situação, leve-o rapidamente ao veterinário!
12) Cavalier King Charles Spaniel
O Cavalier King Charles Spaniel pode ser considerado uma das raças de cachorro pequeno mais curiosas. Bastante ativos, esse doguinhos não apresentam hábito de latir muito, o que pode ser interessante para lugares com limite de barulho. Entretanto, apesar de ser um pet sem maior disposição a ter problemas de saúde, o Cavalier pode vir a ter síndromes graves caso seja deixado sozinho constantemente, além de outras doenças genéticas.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe entre os seus amigos para que eles fiquem por dentro de algumas das melhores raças de cachorro pequeno que existem! Também não perca a oportunidade de ler outras matérias daqui do site a respeito desse incrível universo dos animais de estimação:
- Coleira para cachorro: qual é a mais adequada para o seu pet?
- Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo?
- Como cortar unha de cachorro?
Ficamos por aqui. Até breve!