Conheça as 7 raças de cachorro mais inteligentes do mundo [com dicas]

Conheça as 7 raças de cachorro mais inteligentes do mundo [com dicas]

21 de junho de 2022 0

Os cachorros são animais extremamente inteligentes. Conheça neste conteúdo as 7 raças de cachorros mais inteligentes do mundo!

Os cachorros são alguns dos animais mais inteligentes do mundo. Eles são capazes não apenas de aprender regras e hábitos passados, como também, possuem a capacidade de manifestar o que sentem.

O curioso é que existem raças de cães que são mais inteligentes do que outras, e isso impacta diretamente no comportamento que o animalzinho terá com sua família humana.

Existem alguns fatores que indicam em que pontos a inteligência do animal é destacada. Por exemplo, algumas raças são mais espertas quando o assunto é banho, outras quando a alimentação está envolvida, e por aí vai.

De fato, determinar quão inteligente é o seu pet pode ser uma tarefa complicada. Esses animais são treinados há milhares de anos para terem uma relação de mais entendimento com seus donos, por isso pode parecer confuso.

Para sanar quaisquer dúvidas acerca do tema, nossa equipe reuniu neste artigo todas as principais informações sobre as raças de cachorros mais inteligentes do mundo. Escolher uma delas na hora da adoção pode facilitar e muito o adestramento do cãozinho!

Na leitura você encontrará os seguintes tópicos sendo abordados:

  • O que torna um cachorro inteligente?
  • Mitos e verdades sobre cachorros inteligentes;
  • 7 raças de cachorros mais inteligentes do mundo;
  • Principais dicas de adestramento canino.

Boa leitura!

O que torna um cachorro inteligente?

Antes de apresentarmos a lista, precisamos entender o que torna um cachorro inteligente. De acordo com o livro “Seu Cachorro É Um Gênio!”, de Brian Hare, é estimado que um cachorro tem a habilidade de compreender até 250 palavras, bem como alguns números.

Fazendo uma comparação, é como se a inteligência do animal fosse similar a de uma criança de 2 anos de idade. 

E não é apenas com intervenção humana que os cachorros demonstram inteligência. Sua própria natureza comportamental também faz esse trabalho. Por exemplo, o olfato e a audição dos cães são sentidos muito mais poderosos que dos humanos.

Outra forma de entendermos como a inteligência dos cães funciona é por meio das manifestações corporais do animal. A forma com que eles se comunicam costuma ser bem clara, principalmente através do olhar, latidos e movimentos das patas.

Vamos exemplificar: quando seu cachorro, quer sair para fazer suas necessidades ou está com algo incomodando, ele fará de tudo para que o dono entenda. 

Outro fato curioso sobre a inteligência canina está relacionado à memória desses bichinhos. A forma com que eles aprendem algo está associada a sua capacidade de memorização. 

Por isso, na maioria dos adestramentos, os profissionais trabalham com o método de recompensa, como uma forma de facilitar o ensinamento. 

Apesar dessas técnicas, o perfil de cada animal e a forma com que são criados são dois fatores que mais impactam na hora do pet aprender algo. 

Mitos e verdades sobre cachorros inteligentes

Alguns mitos e fatos rondam os debates relacionados à inteligência canina. Alguns acreditam que os cachorros maiores são mais inteligentes, enquanto outros defendem os pequeninos.

A verdade é que o porte do cachorro pouco importa neste caso. O fato do seu animal ser grande ou pequeno não interfere diretamente na forma com que ele aprende determinado comando. 

Assim, alguns dos principais fatores que podem influenciar a inteligência do animal são:

Conheça as 7 raças de cachorros mais inteligentes do mundo!

Até pouco tempo atrás a ciência não considerava muito quão inteligente um cachorro pode ser. No entanto, depois de muitos estudos que aprimoraram as análises a respeito dessa expertise, muitos pesquisadores começaram a se dedicar nesta área.

Após muito trabalho, puderam chegar a algumas raças que, por diversos fatores, demonstraram ser mais inteligentes que outras. 

Abaixo, você confere o top 7 raças de cachorros mais inteligentes do mundo, em ordem, de acordo com os norte-americanos Dr. Stanley Coren e juízes especializados em testes de obediência canina!

7- Labrador Retriever

raças de cachorros mais inteligentes

O cachorro labrador é um dos mais famosos e queridinhos do Brasil e do mundo. E isso não é à toa, visto que esta raça é uma das mais carinhosas, sociáveis e inteligentes que existe!

Espontâneo, divertido, fiel e obediente são ótimas palavras para descrever o Labrador Retriever. Ele ama outros animais e costuma fazer de tudo para agradar seus companheiros humanos. 

Mesmo sendo bem agitados, os Labradores são igualmente espertos. É muito importante que o adestramento dos Labradores seja feito por um profissional qualificado. 

Com a ajuda correta, essa raça consegue ter um melhor proveito dessa energia que carrega. Eles amam pular (principalmente em piscinas), brincar e correr por aí, por isso é essencial que haja a permissão do tutor para o animal saber se deve ou não se jogar.

A presença do tutor na hora do adestramento do cão é essencial para criar laços mais fortes com o seu pet. Lembre-se sempre de respeitar o tempo de aprendizado do cachorro, bem como o seu temperamento.

6- Pastor de Shetland

Ágil, brincalhão e inteligente. Essas são as principais características que definem o Pastor de Shetland, além de sua grande força e afetividade. Esta é uma das raças mais antigas já registradas no mundo.

Normalmente, o temperamento do Pastor de Shetland é bastante calmo, mas também brincalhão. 

Ele é um daqueles cachorros que fazem de tudo para agradar os seus donos e garantir que eles estejam seguros. Por isso, podem ser pouco receptivos com desconhecidos.

Uma curiosidade sobre esta raça é que, há muito tempo acreditava-se que eles tinham como principal missão afastar predadores que poderiam atacar o rebanho dos fazendeiros. Por esse motivo, hoje em dia, é comum vê-los perseguindo pombos e outros tipos de aves.

A inteligência e a forma com que tentam se comunicar são alguns dos pontos mais marcantes desse Pastor, e utilizar dessas características na hora do adestramento pode facilitar bastante o aprendizado do animal.

Eles costumam ser bem obedientes por natureza, visto que sua ligação com o tutor é bem forte e a vontade de sempre agradar, também é. 

Apesar disso, ainda é recomendável que o tutor contrate alguém profissional para ensinar o cãozinho o que deve ou não fazer. Uma dica é aproveitar, também, a energia de sobra que esse animal tem.

Estimule brincadeiras com atividades físicas, dando pequenas recompensas a cada ação obedecida. Treinos que envolvem perseguição são muito bem vindos para eles!

5- Doberman Pinscher

O Doberman Pinscher é uma das raças mais conhecidas por policiais e militares. Seu temperamento destemido e bastante leal o colocam na quinta posição na lista de raças de cachorros mais inteligentes.

A característica mais notória desse animal é, com certeza, o seu senso de alerta. Ele é capaz de sentir quando algo não está muito correto antes mesmo de seus donos desconfiarem de algo. 

Por esse motivo esta raça é muito utilizada como cão de guarda. Mas, isso não significa que ele seja “frio” ou sem sentimentos. 

Os Doberman pinscher são extremamente apegados à sua família, e sempre colocam a lealdade aos seus donos em primeiro lugar, fazendo dele um companheiro e tanto!

Apesar de serem bem energéticos, eles são bem fáceis de adestrar por se tratar de um animal obediente e ativo. Ele ama aprender novos truques, então você pode aproveitar de sua inteligência e ânimo para ensinar lições valiosas.

4- Golden Retriever

O Golden Retriever é um cachorro bastante conhecido pelo seu temperamento dócil e seu companheirismo. Ele é uma das raças mais inteligentes do mundo, e está sempre disposto a aprender novos truques e brincadeiras.

O Golden tem como principal característica a sua hiperatividade, além, é claro, da lealdade aos seus donos. 

Sua capacidade de aprender coisas novas é tão alta que não é estranho encontrar por aí esta raça sendo utilizada como cão guia para auxiliar pessoas com necessidades especiais. 

Ele também é daqueles cachorros que amam nadar e tem energia de sobra para se divertir. Por isso, o ideal é que o adestramento desses animais seja iniciado quando eles ainda são filhotes, para tornar o ensinamento mais fácil. 

Contratar um adestrador qualificado é sempre uma boa opção, mas lembre-se que é extremamente essencial que você acompanhe as lições para tornar a sua ligação com o animal mais forte. 

3- Pastor Alemão

Abrindo o pódio de raças de cachorros mais inteligentes do mundo, está o tão famoso Pastor Alemão. Esse cão é um dos mais elegantes e animados que existem, apesar de sua fama dizer o contrário.

A maioria das pessoas logo associa o Pastor Alemão à irritabilidade e braveza, mas essa é uma suposição bastante equivocada. Quando adestrados corretamente, são verdadeiros companheiros.

Eles são extremamente obedientes, e gostam de fazer de tudo para agradar seus donos. Para proteção, essa raça pode ser a opção perfeita, pois não costumam ser muito receptivos com desconhecidos (apesar de serem bem sociáveis e se adaptarem facilmente). 

O Pastor Alemão é um cachorro muito inteligente, que gosta de demonstrar serviço no dia a dia. Com as recompensas adequadas, seu adestramento tem tudo para ser um sucesso. 

Uma curiosidade é que, por gostarem de ser prestativos, eles podem aprender uma variedade de truques, desde os mais simples aos mais complicados. 

2- Caniche ou Poodle

Caniche é outra forma que podemos chamar um dos cachorros mais famosos do Brasil e do mundo: o Poodle

Seu temperamento equilibrado, caráter calmo e elegância são alguns dos pontos que mais chamam a atenção dos amantes de cachorros. Além, é claro, da sua aparência fofa!

Ao todo, existem quatro tipos diferentes de Poodle, mas todos são igualmente inteligentes. Também é possível encontrar esse animal nos portes pequenos e médios.  

O adestramento e educação do cachorro Poodle costuma ocorrer de forma bem fácil e tranquila, sem demais complicações. Eles podem até ser um pouco reservados com estranhos, mas se você treiná-los desde filhotes, se tornam mais receptivos. 

Eles são animais bem inteligentes que ganham destaque nas mais diversas modalidades de adestramento canino. Uma dica é utilizar o reforço positivo como base da educação do animal.

Os cachorros Poodles não são nada conflituosos, mas podem ser um pouco desobedientes quando não veem sentido em determinada ação (nada que o adestramento não possa ajudar).  

1- Border Collie

raças de cachorros mais inteligentes

Qual é a raça de cachorro mais inteligente? Nossa medalha de ouro vai para a raça Border Collie, também uma das mais antigas do mundo! 

O Border collie se trata de um cão pastor, ou seja, em sua origem era comum encontrá-lo na função de auxiliar fazendeiros e senhorios a manter a residência. 

O temperamento desta raça é admirável. Não existe hora ruim para brincadeiras, e com certeza você terá o companheiro perfeito para qualquer atividade física (eles são muito ativos, de verdade!).

Inteligência e obediência é com ele mesmo. O Border Collie ganha lugar de destaque como o cachorro mais inteligente do mundo por dominar muito rapidamente os comandos dos seus tutores, não sendo necessário repetir diversas vezes.

Eles também são extremamente focados e ficam em alerta quase o tempo todo. Devemos dar destaque, também, nas competições caninas que esta raça tira de letra!

Uma curiosidade é que, por serem tão inteligentes, foi necessário criar uma categoria onde apenas os Border Collies entram para competirem no quesito agilidade. Seria injusto comparar o desempenho do Collie com os de outras raças.

Principais dicas de adestramento canino

Muitas vezes o adestramento está ligado à crença de forçar o cachorro a aprender algo que não gosta, mas não é bem assim que funciona. A verdade é que os cães adoram quando seus tutores ensinam novos truques e brincadeiras a eles.

O adestramento deve ocorrer de forma correta, com o dono respeitando o tempo de aprendizado do animal. Não é bom forçá-lo a aprender no seu tempo, caso contrário o efeito pode ser negativo.

Abaixo, separamos as principais dicas para tornar esse momento mais proveitoso e prazeroso, tanto para o animal quanto para o dono. Confira: 

  • demonstre seu poder de liderança, mas sem obrigar o cachorro a fazer algo;
  • repita os comandos quantas vezes for necessário;
  • ofereça recompensas para cada ação concluída com êxito;
  • tenha muita paciência e respeite o tempo do cão;
  • estabeleça uma rotina de treinamento;
  • em hipótese alguma bata no animal!

Considerações finais…

Chegamos ao final do artigo e fica o questionamento: você sabia como os cachorros são animais tão inteligentes? Esta lista, feita por Dr. Stanley Coren e os juízes, foi tomada como documento oficial para elencar a expertise dos cães.

É claro que não significa que as raças que não apareceram aqui não possuem nenhum nível de inteligência, elas normalmente só precisam de mais tempo para entenderem certos comandos. 

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar conosco qual raça mais chamou sua atenção! Confira também outros conteúdos que podem facilitar sua vida de pai ou mãe de pet:

Até a próxima!

Planeta dos Animais
Planeta dos Animais

Aqui você descobre tudo sobre o seu animalzinho de estimação, seja ele um cachorro ou gato. São muitas informações, dicas de cuidados e várias novidades sobre esse fantástico mundo animal!