Rottweiler Cabeça de touro: O que é e qual é a sua diferença?

Rottweiler Cabeça de touro: O que é e qual é a sua diferença?

9 de maio de 2022 0

Um Rottweiler é bastante procurado por ter uma boa fama de cão de guarda. Força e intimidação são verdadeiros pré-requisitos para muitos desses tutores. Se você faz parte desse time, saberia me dizer quais são as características de um Rottweiler Cabeça de Touro?

Bom, quais são as diferenças exatas entre ele e um Rottweiler americano e alemão? O preço entre eles? Será que servem como cães de guarda? Eu sei, são muitas perguntas que estão na sua cabeça.

Mas, calma! Nós iremos responder todas essas dúvidas através deste artigo. Aqui, você vai aprender:

Então, fique tranquilo e venha com a gente neste artigo! Boa leitura!

O que é Rottweiler Cabeça de Touro?

Rottweiler Cabeça de Touro (Imagem: Pixabay)

Um Rottweiler Cabeça de Touro é somente uma forma de se referir ao Rottweiler de variação alemã, considerada a original dentre todas. 

Isso, porque uma das características principais que o define é o tamanho da sua cabeça, a qual se assemelha aos traços físicos de um Touro. Ela deve ser bastante larga entre as orelhas, com um focinho bastante avantajado e desenvolvido.

Desse modo, um Rottweiler Cabeça de Touro é apenas uma forma de nomear um Rottweiler. Não se trata de uma raça específica ou de uma variação diferente da Alemã ou da Americana, mas sim de um apelido que ficou bastante conhecido entre criadores e compradores dessa raça.

Afinal, um nome desses reforça ainda mais a visão de que esta raça é extremamente forte, imponente e destemida, sendo assim, uma bela jogada de marketing.

Qual a diferença do rottweiler cabeça de touro?

Para entender melhor o que torna o Rottweiler Cabeça de touro especial, antes de tudo, é preciso saber um pouco mais das variações principais desta raça: a alemã e a americana.

Entre elas há três diferenças cruciais, que determinam melhor as características de uma e de outra. Vejamos abaixo quais são.

Focinho avantajado

O focinho dos Rottweilers Cabeça de Touro é mais avantajado em comparação com os da variação americana. Geralmente, o Rottweiler alemão um formato diferente, sendo mais triangular.

No entanto, os Rottweilers Americanos possuem um formato mais quadriculado do seu focinho, sendo este um pouco mais curto do que o do padrão original.

Peso

O Rottweiler Americano, geralmente, é criado para ser uma raça mais atlética, isto é, mais veloz e esguia em relação ao padrão original. 

Assim, os irmãos americanos são um pouco mais leves, pesando geralmente 7 kg a menos em média em relação ao Rottweiler alemão.

Cauda mais longa

Conforme a própria AKC (American Kennel Club), a cauda do Rottweiler americano deve ser mais curta. É considerado que inclusive se corte parte da cauda para atender aos padrões dos  campeonatos determinados pela instituição.

Já ADRK não permite qualquer alteração ou corte nas caudas do Rottweiler de variação alemã para participação das competições.

Como saber se o rottweiler é cabeça de touro?

Por ser o Rottweiler Cabeça de Touro apenas é uma forma de se referir a um Rottweiler alemão, o melhor é conhecer as características dessa variação.

Portanto, você aprenderá mais sobre o seu:

  • temperamento;
  • pelagem;
  • peso e cuidados com a alimentação;

Vamos lá?

Temperamento do Rottweiler Cabeça de Touro Gigante

O Rottweiler Cabeça de Touro se divertindo (Imagem: Pixabay)

A personalidade do Rottweiler alemão vai além de um cão destemido e intimidador. Mesmo que o nome sugira um comportamento mais agressivo e perigoso, esse pet é dócil e amável, principalmente com crianças e outros parentes.

Além disso, essa raça tende a ser bastante companheira da família e leal ao seu tutor. Ademais, outra característica marcante de sua personalidade é a atenção. Estão sempre de “antenas” bem ligadas a tudo que o cerca, mas sem latir por qualquer razão.

Por isso, são cães com um comportamento: 

  • bem equilibrado;
  • pacífico;
  • autoconfiante; 
  • prestativo;
  • trabalhador.

Para ressaltar ainda mais essas características, seria ideal fazer o adestramento dessa raça, desde pequenos. Veja o nosso artigo sobre como adestrar um cachorro filhote. 

Pelagem

A pelagem do Rottweiler Cabeça de Touro é de cor preta, com marcações em castanho nas faces, focinho, garganta, no início da cauda e nas pernas. Além disso, é formada por pelo de cobertura e subpelo ao longo do corpo do animal.

Aliás, os pelos são bastante densos e curtos, com uma pele bem branca abaixo do subpelo, o que torna desfavorável os passeios ao ar livre sob o sol por períodos muito longos, evitando queimaduras ou tumores de pele.

Peso e cuidados com a alimentação do Rottweiler

Rottweiler Cabeça de Touro correndo. (Imagem: Pixabay)

Geralmente, o peso da raça não varia muito entre si. Um Rottweiler Cabeça de Touro Macho pesa em média 50 kg, tendo uma altura na cernelha de, pelo menos, 63 a 64 cm.

Além disso, num Rottweiler Cabeça de Touro Fêmea, o peso médio cai para 42 kg, com uma altura na cernelha por volta de 58 a 59 cm.

No entanto, apesar dessa média de peso, ambos os sexos têm uma predisposição à obesidade desde muito cedo. Isso se dá pela grande quantidade de energia que essa raça necessita para realizar suas atividades, já que são cachorros de grande porte.

Desse modo, sempre ofereça uma ração de qualidade, adequada para o porte físico do seu pet.

Veja com o seu veterinário ou na embalagem a quantidade ideal que você deve oferecer para que seu Rottweiler não tenha problemas de desnutrição, nem de gordura acumulada.

Expectativa de vida do Rottweiler Cabeça de Touro

Geralmente, um Rottweiler Cabeça de Touro vive de 8 a 10 anos, em média.

Embora seja um cão bastante saudável, ao longo dos anos podem surgir problemas de saúde que diminuam consideravelmente a expectativa de vida deles, como:

  • problemas na visão;
  • doenças cardíacas;
  • tumores;
  • doenças hemorrágicas.

Desse modo, para diminuir o risco de algum desses problemas de saúde acometam o animal é recomendável que realize uma rotina de:

  • exercícios diários;
  • adestramento para estimular a mente e o físico do pet;
  • brincadeiras constantes num espaço ao ar livre;
  • visitas ao veterinário.

Vacinação e Vermifugação

Sempre mantenha o seu Rottweiler alemão em dia com as vacinas.

Isso, porque ao adotar um filhote de Rottweiler cabeça de touro, é importante que já o introduza às vacinações a partir dos 45 dias de vida com imunizantes V8 ou v10 para se prevenir para doenças, como:

  • cinomose;
  • hepatite infecciosa;
  • parainfluenza;
  • parvovirose;
  • coronavirose;
  • leptospirose.

Após cada ano, você deverá levá-lo para tomar as doses de reforço para que a saúde do seu Rottweiler não se deteriore.

Além disso, sempre leve o seu pet para o veterinário de sua confiança para realização de vermifugações constantes. 

Isso é muito importante para que não contraia algumas doenças causadas por pulgas e carrapatos, já que é uma raça que passa muito tempo fora de casa.

A maioria delas pode causar:

  • dermatites;
  • perdas de pelo;
  • coceiras excessivas;
  • perda de paladar e entre outros sintomas.

Quanto custa um rottweiler cabeça de touro?

Rottweiler Cabeça de Touro (Imagem: Pixabay)

O preço de um Rottweiler Cabeça de Touro em média chega de R$ 2500 a R$ 3600.

Entretanto, você pode adquiri-los a um preço muito acima do mercado, chegando a 13000 ou 14000 reais por um exemplar ou a preços muito baratos, como 800 ou 900 reais em sites como OLX ou Mercado Livre.

Olha, mas apesar de serem atrativos, desconfie de preços muito baixos, pois nem sempre esses canis são lugares adequados para a criação desses pets, que é bastante dispendiosa, tendo custos para:

  • regularização de um pedigree;
  • vacinação e vermifugação do animal;
  • limpeza constante do local.

Além disso, há muitos canis exploradores, que maltratam não só os filhotes, mas também as mães deles, com o objetivo de lucrar sobre o sofrimento animal.

Portanto, evite financiá-los. Sempre pesquise a procedência do canil, uma boa dica é observar se eles estão no ranking anual da CBKC de melhores criadores para a raça.

Bom, espero que tenha aprendido sobre o Rottweiler Cabeça de Touro. Compartilhe este texto para as suas redes sociais, e veja o nosso guia sobre filhotes de rottweiler. Espero que goste. Até a próxima!

navarrolucas
navarrolucas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.