Rottweiler: saiba tudo sobre a raça nesse guia completo!

Rottweiler: saiba tudo sobre a raça nesse guia completo!

O Rottweiler é uma das raças de cachorros mais intimidadoras que existe, muitas pessoas sentem medo por acharem a raça perigosa, agressiva ou com temperamento difícil. 

No entanto, engana-se quem se deixa levar pela aparência desse pet. O Rottweiler é um excelente cão de guarda, mas também possui uma personalidade amorosa, leal e apegada à família tutora. 

Além disso, apresentam uma grande inteligência, capaz de surpreender qualquer um. Por isso, muitas pessoas são apaixonadas por essa raça cheia de energia e  carisma.

Se você está pensando em ter um cachorro Rottweiler, continue a leitura até o final para conhecer essa raça a fundo, visto que ao longo deste conteúdo iremos detalhar:

  • origem da raça Rottweiler;
  • características do cachorro Rottweiler;
  • saúde do Rottweiler; 
  • expectativa de vida;  
  • cuidados necessários para o Rottweiler;
  • quanto custa um cachorro Rottweiler; 
  • 7 curiosidades sobre a raça. 

Vamos lá?

Origem da raça Rottweiler

rottweiler-cabeça-de-touro

Rottweiler é uma raça de cães molossos, o que significa que possui porte grande ou gigante, dotado de um físico forte. Criada por açougueiros, foi desenvolvida para cuidar de rebanhos e trabalhar com o gado. 

Sua origem é da Alemanha, mais precisamente na cidade de Rottweil, por isso o nome. A raça logo se mostrou eficiente para atuar como cão de guarda e cão de tração (com a finalidade de puxar carroças).

O cachorro Rottweiler primitivo migrou com as legiões romanas por entre os Alpes Suíços. Ao chegar na Alemanha, sua primeira versão cruzou com as raças locais, o que resultou na atual.

Já no século XX, foi proibido o transporte de rebanhos pelas estradas por conta da chegada das ferrovias. Com isso, a raça foi quase extinta do país, exceto na cidade de Rottweil, onde admiradores procuraram por uma fêmea pura para manter a linhagem.

Até então, a raça era conhecida como “cães de açougueiro” passando a ser chamada de Rottweiler em homenagem à cidade de Rottweil, responsável por dar continuidade à linhagem pura.

Características do cachorro Rottweiler

filhote

Assim como qualquer outra raça, o cachorro Rottweiler conta com características específicas. Essas características servem para prever seu comportamento, personalidade e reconhecer a linhagem do animal. 

Características comportamentais

Dentre as principais características comportamentais do Rottweiler podemos destacar:

  • apesar da cara de bravo, é na realidade, um cão muito amoroso e apegado à família;
  • enquanto jovens são dóceis e desengonçados, já na vida adulta se tornam mais sérios e focados em proteger a família e seu território;
  • por serem grandes e fortes, acabam sendo estabanados, precisando de constante supervisão para não destruir o quintal ou as coisas ao redor;
  • são inteligentes e obedientes, o que os tornam fáceis de adestrar;
  • quando socializados desde cedo, podem se dar bem com crianças e outros animais.

Características físicas

Dentre as principais características físicas da raça, podemos destacar:

  • são cães fortes, com crescimento rápido;
  • sua pelagem é curta e grossa, na maioria das vezes densa;
  • sua cor predominante é preto com tons dourados ou marrons no peito e focinho;
  • perda de pelos moderadas, mas que pode acontecer durante todo o ano;
  • sua altura pode variar entre 56 a 69 centímetros;
  • em questão de peso, o Rottweiler fica entre 35 e 60 kg;
  • seu físico é musculoso e encorpado;
  • possui muita energia e adora brincar.

Características gerais

No geral, o Rottweiler é perfeito para ser cão de companhia e de guarda. Com seu instinto de proteção, está sempre alerta, focado em proteger a família adotiva, sua casa e território. 

Sua aparência pode intimidar, mas o coração dessa raça é grande e são bem apegados a seus humanos. 

Inclusive, é comum que essa raça apresente duas personalidades totalmente distintas: alguns são muito dóceis e desengonçados, enquanto outros são mais sérios e focados em proteger seu território e família.

Embora suas cores não contem com uma variação muito grande, é possível encontrar versões da raça como o Rottweiler branco, decorrente de seu cruzamento com outras raças. 

Além disso, outra variação conhecida é o Rottweiler cabeça de touro. Nome utilizado para a versão alemã da raça, que possui a cabeça um pouco maior do que a versão do Rottweiler americano.

Saúde do Rottweiler

filhote

Para quem está pensando em ter um cachorro Rottweiler, temos uma boa notícia!

Essa é uma raça saudável de um modo geral, e principalmente, quando comparada a outras mais “frágeis”, o que não requer cuidados nos mínimos detalhes. 

No entanto, como todas as raças, é preciso se atentar em alguns pontos relacionados a sua saúde.

A primeira delas é a displasia de quadril, que consiste na má formação da articulação coxofemoral. Em outras palavras, durante a formação do pet o quadril se desloca ligeiramente ou excessivamente para as laterais, o que impede o movimento certo desta região.

Isso acontece com o Rottweiler devido ao seu tamanho e tendência hereditária. Portanto, se você está pensando em ter um amigo dessa raça, precisa ficar atento desde filhote para poupar sofrimento do seu amigão.

Problemas gastrointestinais é outro ponto que deve ser observado por seus tutores. Por isso, é importante manter a alimentação saudável do animal, oferecendo sempre ração de qualidade.

É importante estar atento ao cão, a fim de identificar os sintomas de qualquer um desses problemas. Caso note algo de estranho com o seu Rottweiler, leve-o para um veterinário imediatamente.

Quanto tempo vive um cachorro Rottweiler 

O Rottweiler vive em média entre 8 e 10 anos. Essa pode ser uma expectativa de vida consideravelmente baixa, já que outras raças podem chegar a 13 ou 15 anos de vida.

E por falar em cuidados, conheça as necessidades específicas de cuidados para esta raça no tópico a seguir!

Cuidados necessários para o Rottweiler

rottweiler

O Rottweiler é um animal que precisa de poucos cuidados, quando comparado às demais raças. Mas ainda sim, existem alguns pontos de atenção referentes às suas necessidades.

Dentre os principais cuidados do cachorro Rottweiler, podemos destacar:

  • pelagem: o cão pode trocar de pelo durante todo o ano, por isso é importante escová-los com frequência, a fim de que não acumule pelos mortos. O ideal é que a escovação seja feita diariamente, principalmente no verão quando a queda é mais intensa;
  • dentes: assim como os seres humanos, os cães também precisam escovar os dentes para prevenir o acúmulo de bactérias e problemas bucais como cáries;
  • banhos: a raça é muito higiênica, ou seja, é recomendado banhos apenas uma vez ao mês ou quando estiverem sujos;
  • alimentação: para evitar problemas gastrointestinais, é recomendado oferecer ração de qualidade, além de evitar produtos industrializados e doces na alimentação do animal;
  • atividades físicas: essa raça é ativa e precisa de atividades físicas diárias, mas não muito intensas. Uma caminhada já será suficiente para extravasar a energia do pet.

É importante oferecer um espaço adequado para que o cão brinque e se movimente. Além disso, devido sua força e grande porte, um quintal é o ideal para que ele possa se sentir confortável.

Quanto custa um Rottweiler 

Se você leu até aqui e adorou essa raça tão leal e protetora, deve estar se perguntando quanto é um Rottweiler, não é mesmo?

O fato é que para ter um cão desses em casa, vai ser preciso desembolsar uma grana.

Isso porque o preço do Rottweiler pode variar entre R$2.000 e R$4.000 reais. Porém, vale frisar que esse valor pode alterar conforme o sexo do animal, local da compra e demais condições de negociação.

Para quem quer comprar um doguinho, vale a pena ressaltar que existem vários deles na fila de adoção, aguardando um tutor com tanto amor para dar quanto tem a receber. Vale a pena considerar a adoção!

Veja 7 curiosidades sobre o Rottweiler

cachorro-rottweiler

Uma raça tão antiga quanto o Rottweiler não poderia ficar isento de inúmeras curiosidades, não é mesmo? Afinal de contas, esses grandalhões inteligentes e corajosos podem fazer muito mais do que se imagina.

Por isso, conheça 7 curiosidades sobre o cachorro Rottweiler!

1. Está entre os 10 cães mais inteligentes do mundo

Em 1994, Stanley Coren, psicólogo estudioso do comportamento animal, publicou seu estudo sobre a inteligência canina, onde estabeleceu um ranking das raças mais inteligentes.

Esse ranking foi publicado no livro “A Inteligência dos Cães” onde foi constatado que o Rottweiler é o nono cachorro mais inteligente do mundo! Até hoje, nenhum outro estudo sobre o assunto desbancou o ranking de Coren (1994), que considerou a facilidade de aprendizado e agilidade no raciocínio. 

2. É uma das raças favoritas no Brasil 

O Rottweiler está entre as raças mais adoradas no Brasil. Nosso país já foi mais apaixonado por essa raça, mas ainda hoje ela continua entre as 10 mais queridas em solo nacional. 

Muitos se apaixonam pela raça por conta de sua inteligência, lealdade e, claro, sua eficiência para servir como cão de guarda.

3. Tendência para engordar

Um macho da raça Rottweiler pode chegar a pesar mais de 60 kg, de maneira natural e saudável. Isso porque os animais dessa raça são extremamente grandes e seu peso acompanha esse fator.

Entretanto, eles possuem uma certa facilidade em engordar, e ao passarem de seu peso padrão, pode acarretar em problemas de saúde para o seu amigo. Por isso, vale a pena ficar atento à alimentação do animal e à prática de exercícios físicos.

4. Rottweiler alemão ou Rottweiler americano?

Você provavelmente já ouviu falar no Rottweiler cabeça de touro, não é mesmo? 

Ele foi criado para destacar a versão alemã dos cães, que tem a cabeça maior do que a versão americana. Para muitos, representa um cão mais forte e corajoso, mas ambos os tipos de Rottweiler possuem as mesmas características, mudando somente o tamanho da cabeça. 

A diferença entre a versão alemã e americana, além da cabeça, é o tamanho do animal. O Rottweiler americano é maior e mais robusto, porém tem a cabeça menor.

5. O cachorro mais obediente do mundo

Quem não quer um cão obediente, não é mesmo? Pois saiba que o Rottweiler foi considerado o cachorro mais obediente do mundo pelo AKC (clube genealógico American Kennel Club).

Essa é uma característica extraordinária que auxiliou na popularidade desta raça no Brasil e no mundo.

6. Capa a prova d’água

O Rottweiler conta com uma capa protetora contra a água. Isso mesmo, por baixo de sua pelagem, existe uma segunda camada de pelos que serve para proteger a pele do cachorro.

Por isso, são excelentes em esportes aquáticos, já que a água não chega em suas peles, mantendo-os secos e confortáveis.

7. Heróis do 11 de setembro

Muitas raças de cachorros possuem histórico heróico em momentos de crise e com o Rottweiler não poderia ser diferente. Afinal de contas, atenção e coragem são características dessa raça.

O Rottweiler  auxiliou na busca de sobreviventes no atentado do dia 11 de setembro, salvando diversas vidas que estavam presas sob os destroços. 

Considerações finais sobre cachorro Rottweiler 

Como vimos, o Rottweiler é um cão inteligente, atencioso e muito protetor. Para ele, sua família, casa e território são coisas preciosas, estando disposto a proteger com unhas e dentes. 

Além disso, podem ser companheiros, divertidos e um pouco estabanados, o que faz parte do seu charme: o grandalhão desajeitado.

Para quem está a procura de uma raça obediente, companheira e corajosa, o Rottweiler é uma excelente escolha. 

Agora você já sabe tudo sobre a raça e neste artigo você leu sobre:

  • origem da raça Rottweiler;
  • características do cachorro Rottweiler; 
  • saúde do Rottweiler; 
  • expectativa de vida;  
  • cuidados necessários para o Rottweiler; 
  • quanto custa um cachorro Rottweiler; 
  • 7 curiosidades sobre a raça. 

Nos deixe saber sua opinião sobre este guia, e claro, não esqueça de comentar o que achou deste conteúdo e compartilhar com seus amigos apaixonados por Rottweiler. Além disso, confira também outros artigos que podem te interessar:

Até a próxima!

Facebook