Rottweiler: tudo sobre esse cão obediente
Embora seja um cachorro que carrega a fama de ser bravo, o Rottweiler é um animal dócil e brincalhão, tanto que é uma das raças mais famosas do mundo. Considerado tranquilo, ele não costuma ficar muito agitado e sabe o momento certo de parar com a brincadeira.
Portanto, se você está procurando um pet leal, obediente e apegado aos seus tutores, esse é o pet perfeito. Logo, com o intuito de te mostrar um pouco mais a respeito do cãozinho Rottweiler, confira o nosso conteúdo e descubra diversas informações sobre a raça!
Qual a origem do Rottweiler?
O Rottweiler é uma das raças de cachorro mais antigas do planeta, com alguns relatos históricos indicando a existência desde a época do Império Romano. Contudo, a origem do cãozinho que conhecemos hoje é dada por muitos na Alemanha, mais precisamente na cidade de Rottweil. Neste lugar, esse pet ficou famoso por puxar carroças repletas de carne dos açougueiros.
Rottweiler tamanho e peso: as características físicas do pet
Exibindo um corpo grande e forte, o Rottweiler é um animal que chama atenção por onde passa. Trata-se de um cão resistente, ágil e robusto, com os machos medindo entre 61 a 68 centímetros e o Rottweiler fêmea com um tamanho de 56 a 63 centímetros. Por fim, o peso do macho da raça fica em torno de 50 quilos e da fêmea 42 quilos.
Esse animal de estimação tem uma face arredondada e seu focinho é grande. Bem como também contém um dorso bem firme e peito largo, com seus membros rígidos e ajustados ao tamanho do seu corpo. Ademais, existem diferentes tipos de Rottweiler, por exemplo, o Rottweiler alemão, Rottweiler americano e o Rottweiler cabeça de touro. No entanto, não há muita diferença entre esses tipos, sendo apenas o alemão reconhecido como um padrão oficial da raça.
- Rottweiler alemão (ou padrão): tamanho normal e focinho arredondado
- Rottweiler americano: tamanho um pouco maior e focinho quadrado
- Rottweiler cabeça de touro: cabeça bem maior do que o padrão da raça
Como é a pelagem do Rottweiler?
A pelagem do cachorro Rottweiler é de tamanho médio, áspera e densa. Ela cobre todo o corpo do animal, sem deixar qualquer falha, e também é formada por uma cobertura de subpelo, ou seja, é um dog que contém pelo duplo. Assim sendo, cabe destacar a necessidade de escovação dos pelos do Rottweiler pelo menos uma vez por semana, já que a queda dos fios é moderada.
Quais são as cores do Rottweiler?
Apesar de algumas pessoas se questionarem sobre a existência do Rottweiler branco, esta cor não é aceita pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). O único aceito é o Rottweiler preto, com manchas fulvas no focinho, peito e patas. Nesse sentido, quando o animal apresenta um tom muito diferente deste, saiba que ele não é um Rottweiler puro.
Rottweiler personalidade: veja as características comportamentais do pet
O Rottweiler está entre os dez cachorros mais inteligentes do mundo, segundo o livro de Stanley Coren, “A Inteligência dos Cães”. Ele é um cão sociável e que a partir de um bom adestramento, esse comportamento pode ser maximizado dada a facilidade do pet em obedecer.
Geralmente é um animal bem tranquilo e amigável, que está sempre atento em relação ao que acontece ao seu entorno. Também gosta de marcar o seu território e é bastante apegado aos seus donos, pois é um ótimo cão de companhia, carinhoso e até mesmo desajeitado.
O Rottweiler late muito?
Não, o cachorro da raça Rottweiler não tem o costume de latir muito, considerado um cão que late moderadamente. Afinal, esse pet irá acabar latindo caso passe por alguma situação fora do comum. É um cão protetor e corajoso, que está sempre em alerta para proteger sua família.
Como o Rottweiler se relaciona com crianças?
Por conta da sua aparência um pouco intimidadora, muitas pessoas colocam o Rottweiler longe das crianças. Entretanto, esta prática não faz sentido, visto que são animais que podem se dar muito bem com os pequenos. Principalmente, se esse contato for feito quando se trata de um Rottweiler filhote. Logo, a socialização desde o início é fundamental para ter um dog tranquilo e carinhoso.
O Rottweiler consegue ficar muito tempo sozinho em casa?
Mesmo que pareça que esta raça saiba lidar com a solidão, o Rottweiler não gosta de ser deixado de lado por muito tempo. Eles são cães muito apegados a família, logo acabam sentindo falta dos seus donos. Em contrapartida, não costumam gostar de estranhos, mas podem se dar bem com outros animais ao serem bem socializados durante a infância.
Saúde do cachorro Rottweiler
Apesar da raça Rottweiler ser conhecida por apresentar cães saudáveis, certas linhagens podem vir a ter problemas considerados hereditários. Logo, eles podem apresentar doenças como a displasia coxofemoral, sendo uma situação comum de surgir em diversos cães. Seu principal sintoma é a degeneração da articulação da bacia com o fêmur, que limita a movimentação do animal. Por fim, para quem procura saber quanto tempo vive um Rottweiler, expectativa de vida é de 11 anos.
Dicas de cuidado com o Rottweiler
Além da já recomendada escovação dos pelos do Rottweiler, também são necessários alguns cuidados básicos de higiene com a raça. Eles são animais bem tranquilos de cuidar, precisando de pelo menos um banho a cada duas semanas. Recomenda-se também que os cãezinhos dessa raça gastem a sua energia fazendo passeios diários ou se exercitando com algum brinquedo para cachorro.
Quanto custa um Rottweiler?
É necessário ter muita atenção na hora de adotar o seu Rottweiler. Preço gira em torno de R$ 1.400 a R$ 5.500, sendo recomendado que você dê preferência a lugares já conhecidos para fazer a adoção. Dessa forma, você tem a certeza que está levando um cachorro bem cuidado para casa e evitando a infeliz prática de exploração animal.
Curiosidades sobre a raça Rottweiler
- O nome vem da expressão em alemão “Rottweiler metz-gerhund”, que significa “cão de açougueiro de Rottweil”
- Bruno Mars e Will Smith são alguns dos famosos que tem um Rottweiler
- O subpelo do Rottweiler é à prova d’água
- Os Rottweilers quase foram extintos durante o século XIX
- São ótimos cães trabalhadores, dada a sua grande obediência
Agora que você sabe tudo de um cachorro tão adorável, que tal ajudar para que mais pessoas adotem o seu próprio filhote de Rottweiler? Compartilhe este conteúdo e faça com que mais gente conheça a raça! Também não deixe de conferir outras matérias daqui do site com diversas informações para você cuidar bem do seu cãozinho:
- Coleira para cachorro: qual é a mais adequada para o seu pet?
- Ração para cachorro: entenda como é e do que elas são feitas
- Cachorro obeso: saiba como tratar esse problema
A gente fica por aqui. Até a próxima!