Sachê para gatos é a mesma coisa que ração para gato? Entenda
O sachê para gatos é um tipo de alimento que boa parte dos felinos são apaixonados, possuindo um aroma bem atrativo para os bichinhos. Como os gatos não possuem muito o costume de beber água, é comum encontrar donos que passam a procurar sobre o sachê após algum problema renal.
No entanto, isso gera diversas dúvidas sobre tanto a ração para gatos, quanto em relação ao sachês para gatos. Agora, você que é dono de pet e deseja alimentar o seu gatinho da melhor forma, entenda um pouco mais sobre este assunto tão importante para a saúde dos animais. Confira!
A ração para gato seca e o sachê são produtos diferentes
Primeiramente, é preciso entender que os sachês são a mesma coisa da ração úmida para gatos. Ou seja, são o contrário da ração seca. Isso significa que as rações úmidas (ou sachês) são alimentos com uma alta quantidade de líquido, havendo em sua composição de 60% a 80% mais água em relação ao alimento seco.
O sachê para gatos pode substituir a ração seca?

A recomendação é que você procure nas embalagens do sachê a informação que se trata de um alimento completo, sendo esta uma opção que pode sim ser o substituta da ração seca. Agora, se estiver escrito no sachê que é um alimento complementar, ele não é capaz de substituir a tradicional ração seca para gatos.
Com tantas variedades de sachê no mercado pet, ter atenção quanto aos rótulos das embalagens passa a ser algo essencial para os donos de animais domésticos. Não se esqueça de que o seu animalzinho precisa ser sempre alimentado com bons produtos, exigindo tanto sachês quanto rações de qualidade.
Cuide do seu pet desde o início com sachê para gatos filhotes
Logo após o nascimento, como bons mamíferos, os gatinhos filhotes se alimentam do leite materno. É somente após algumas poucas semanas que o animalzinho passa a se interessar por alimentos mais sólidos. Assim, a orientação é que eles iniciem a sua alimentação com a ração úmida.
Os filhotinhos demandam uma atenção redobrada em suas refeições, já que o alimento precisa corresponder a fase de vida do animal. São os sachês para gatos filhotes, que possuem os nutrientes necessários para esta etapa da vida do bicho, ao contrário dos sachês para gatos adultos.
Ração seca x ração úmida: qual a melhor ração para gatos?

A ração úmida é indicada para gatos que não bebem muita água
Se for o caso do seu gatinho não possuir o costume de beber muita água, os sachês podem ser uma boa opção para hidratá-los. O único porém deste tipo de ração é que ela estraga mais facilmente ao ficar exposta nos potes. Como também, podem deixar os gatos mal acostumados, já que é normal eles possuírem uma tendência a consumir esses sachês.
A ração seca possui um bom tempo de conservação
A ração seca possui uma variedade maior em comparação à úmida, com opções como a super premium, premium, standard e portanto mais fácil de ser encontrada nos pet shops. Também é um alimento que pode ficar por mais tempo no pote de comida do seu animalzinho, o que dá mais tranquilidade na hora de deixá-lo sozinho em casa. Contudo, possui apenas 10% de água em sua composição, o que é um problema para gatos, já que geralmente bebem pouca água.
A mistura entre rações não é recomendada
Existe uma ideia entre os donos de gatinhos de que o certo é misturar os dois tipos de rações, mas não é bem assim. A verdade é que essa mistura não faz muito sentido e precisa de alguma recomendação veterinária. Ela geralmente é feita para auxiliar em algum sintoma que o seu animalzinho apresenta. Desse modo, a orientação geral é para que estes alimentos sejam ingeridos separadamente.
O melhor alimento é aquele que seu animalzinho prefere
Em relação a este assunto não existe muito mistério. O melhor alimento para o seu gato é aquele que possui uma ótima qualidade, mas também, é o que ele melhor se adapta. Logo, isso depende bastante do comportamento do seu amiguinho. Lembre sempre de relacionar o alimento com a condição apresentada pelo animal. Diante disso, uma consulta ao veterinário antes de fazer qualquer mudança na alimentação do seu bichinho é mais do que recomendada.
Gostou de saber sobre algumas das diferenças entre a ração e o sachê para gatos? Agora que você descobriu um pouquinho sobre esse assunto tão importante, não deixe de compartilhar este artigo e informar outros donos de gatinhos, certo? Também fique a vontade para conferir alguns outros conteúdo produzidos pela nossa equipe:
- Ração de cachorro: conheça os diferentes tipos
- Gato himalaio: curiosidades, características, cuidados necessários e mais!
- Gato siberiano: origem, cuidados, quanto custa, saúde e muito mais!
Até a próxima!