Shih-Tzu: mais informações sobre esse cão peludo
O cachorro Shih-Tzu é uma raça de muito sucesso em diversas partes do mundo, inclusive aqui no Brasil. Mas essa fama não ocorre por acaso, já que esse cãozinho peludo é bastante fofo e também é considerado um ótimo pet de companhia, sendo extremamente indicado para donos que vivem em ambientes menores.
Por outro lado, esse pet demanda uma série de cuidados especiais, pois convive com o problema da braquicefalia e apresenta tendências a sofrer com outras síndromes. Dessa forma, confira o nosso conteúdo, para que você entenda mais a respeito da raça Shih-Tzu e resolva adotar um dog desses!
Qual a origem do Shih-Tzu?
O Shih-Tzu é um cãozinho originário do Tibete, região autônoma da China, e é considerada umas das raças de cachorro mais antigas do planeta. Registros indicam que o seu surgimento se deu a partir do cruzamento de um Pequinês com Lhasa Apso, justificando a semelhança entre esses animais.
Características físicas do Shih-Tzu

Esse animalzinho pode ser uma opção bem interessante para alguns tutores, já que é ele um cachorro pequeno que não cresce muito. O tamanho de um Shih-Tzu adulto pode variar de 25 a 30 centímetros, e o peso do pet pode chegar no máximo aos 8 quilos. Logo, esse dog pode ser uma boa opção para tutores que moram em apartamentos menores.
Como é a pelagem do Shih-Tzu?
Mesmo que seja um doguinho que expõe uma pelagem longa e cheia, que pode apresentar fios lisos ou ondulados, não é comum que os Shih-Tzus soltem muito pelo pela casa. Inclusive, a escovação dos pelos diariamente é uma prática extremamente importante para o cuidado com o pet, assim como fazer uma boa tosa. Shih-Tzu é um dog bem peludo que precisa ter esse tipo de cuidado para uma melhor condição de vida que não atrapalhe a sua movimentação e visão.
Caso esteja procurando saber mais sobre o Shih-Tzu tosado, deixar o seu bichinho bem cuidado e arrumado é ótimo para a saúde dele. Logo, os tipos de tosa mais comuns são: a tosa bebê Shih-Tzu, em que a pelagem fica bem curtinha, e também a tosa japonesa Shih-Tzu, deixando os pelos da orelha do pet bem longos.
Quais são as cores do cachorro Shih-Tzu?
Atualmente muitos donos estão sempre a procura por um Shih-Tzu branco, sendo que, em determinados lugares, você também pode encontrar um Shih-Tzu preto. Ainda assim, a combinação entre essas duas cores tem feito um sucesso recente, gerando o Shih-Tzu preto e branco. Por outro lado, o padrão de cores mais comuns desses cãezinhos são: branco com dourado, branco com marrom, branco com cinza e todo branco.
Shih-Tzu personalidade: veja as características comportamentais do pet

Trata-se de um pet alegre e bastante extrovertido. Com ele, você pode esperar muita diversão, colocando em prática os mais variados tipos de brincadeira. Entretanto, o Shih-Tzu não é um cãozinho tão agitado, mas também não é tão parado. Por isso, como ele é um cachorro braquiocefálico, os exercícios precisam ser leves e divididos.
Cabe destacar ainda que o Shih-Tzu é um bichinho tão carinhoso e amigável que apresenta uma boa relação com pessoas desconhecidas, inclusive convive muito bem junto de outras raças de cães e animais de outras espécies. Muitos donos investem na raça por conta deste comportamento amistoso.
O Shih-Tzu late muito?
Não, o Shih-Tzu não é uma raça que late muito. Ele é um cão que acaba latindo consideravelmente quando observa alguma situação considerada suspeita, fazendo com que muitos o considerem um ótimo cão de alerta. No entanto, cada ser possui as suas individualidades e pode acabar ocorrendo de um Shih-Tzu latir mais, tornando fundamental que ele seja adestrado de maneira correta para ter um bom comportamento.
Como o Shih-Tzu se relaciona com crianças?
Sim, o Shih-Tzu se dá muito bem com os pequenos, sendo considerado até mesmo um dos ótimos cachorros para criança. Todavia, como é um animal que apresenta a condição da braquicefalia, o ideal é que as brincadeiras sejam em lugares frescos e arejados, sem durar por muito tempo. Dessa maneira, é possível evitar que o pet tenha algum problema.
O Shih-Tzu consegue ficar muito tempo sozinho em casa?
Por ser um cão de companhia, a solidão pode ser muito grave para os Shih-Tzus. Logo, essa ação de deixá-los sozinhos pode causar problemas comportamentais, físicos e mentais. Caso você seja uma pessoa muito ocupada, o ideal é que aposte na adoção de um segundo pet para ser o amiguinho fiel desse dog.
Saúde do cachorro Shih-Tzu
Normalmente, o Shih-Tzu é um cachorro tranquilo que não apresenta tantas tendências para sofrer com problemas de saúde. No entanto, a braquicefalia — a má formação do crânio, que afeta os pulmões — faz com que o pet não possa exagerar nos exercícios e tenha pouca resistência para altas e baixas temperaturas intensas.
Os Shih-Tzus ainda são os cães que mais sofrem com o problema de coprofagia — quando o bicho come o próprio dejeto —, sendo recomendado, caso dog apresente essa condição, iniciar o tratamento junto de um médico veterinário o quanto antes.
Dicas de cuidado com o Shih-Tzu

Esses cachorrinhos Shih-Tzus precisam ter seus pelos escovados de forma constante, como já mencionado. Logo, manter uma rotina de banho e tosa é uma atitude extremamente indicada, já que esses cães podem sofrer com doenças dermatológicas e com o acúmulo de remelas que podem levar o pet a apresentar alguns problemas. Nesse caso, lembre sempre de realizar essas práticas higiênicas com o seu bichinho.
Shih-Tzu preço: quanto custa esse cãozinho?
Agora que você já sabe tudo sobre esse pet, é importante entender o custo para finalmente abrigar um cachorro Shih-Tzu. Preço desse pequeno fica em torno de R$ 1.500 a R$ 4.500, sendo aconselhado que você procure canis que possam repassar uma documentação completa, dessa forma é possível fazer uma adoção segura dos seus filhotes de Shih-Tzu.
Curiosidades sobre a raça Shih-Tzu
- Esse cãozinho pode apresentar até 19 cores diferentes
- Em tradução do idioma chinês, o nome Shih-Tzu significa “pequeno leão”
- Esse dog faz tanto sucesso no Brasil que está no top 3 de raças mais adotadas
- Eles fazem a troca dos pelos duas vezes ao decorrer de um ano
- A arcada dentária inferior dessa raça é bem para frente, fazendo com que os dentinhos dos Shih-Tzus fiquem para fora
Não perca mais tempo e corra para adotar o seu Shih-Tzu filhote! Compartilhe este conteúdo entre amigos e conhecidos para que eles também saibam mais sobre esse pet tão fantástico. Também não deixe de conferir alguns conteúdos daqui do nosso site a respeito dos nossos amiguinhos de quatro patas:
- Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo?
- Cachorro obeso: saiba como tratar esse problema
- Ração de cachorro: conheça os diferentes tipos
Ficamos por aqui. Até a próxima!