Shitzu: saiba tudo sobre esses pets peludos

Shitzu: saiba tudo sobre esses pets peludos

20 de janeiro de 2021 0

O Shitzu é um cãozinho muito companheiro, fofo e alegre. São conhecidos por sua beleza, pelos lisos e alongados. Veja tudo o que você precisa saber sobre eles aqui no Planeta dos Animais. 

Esses cachorros são pets muito versáteis, ou seja, conseguem se adaptar facilmente na sua família, já que adoram um carinho. Aprenda tudo sobre essa e outras raças de cachorros no nosso blog! 

Qual a origem desse animal? 

De acordo com registros, esse animal pode ter surgido no ano de 624 a.C. Porém, não se sabe ao certo qual é sua origem. 

Na China, durante uma grande parte da Dinastia Ming, entre os anos de 1368 e 1644, o Shitzu era muito querido pela família real. Em razão disso, ganharam uma grande popularidade. Porém, após a Revolução Comunista, infelizmente, essa raça de cachorro ficou quase instinta. 

Descubra as principais características do Shitzu 

um lindo shitzu
Seu focinho achatado causa problemas respiratórios. (Imagem: Unsplash)

Em razão de seu tamanho pequeno, não necessitam de muito espaço, portanto podem viver em apartamentos. Contudo, também podem ser criados em casas grandes com quintal. 

Seu focinho é achatado, o que pode trazer alguns problemas para o cão, como por exemplo prejudicar a respiração dele durante exercícios mais pesados. Esse fator pode piorar em dia com muita umidade e temperaturas extremas. 

Por conta de seu porto, esses cachorros não possuem muita força e nem resistência. Por isso não é recomendado muito exercício físico para o Shitzu. 

Caso você tenha crianças em casa, esses cães serão uma companhia maravilhosa, pois são animados e adoram os pequenos. 

Esses pets vão construir um vínculo especial com seus tutores logo de cara, provavelmente na primeira semana dentro da sua casa. 

Uma dica valiosa para donos de cachorros dessa raça é: comprem brinquedos para o pet morder, assim eles não vão morder e destruir os móveis. 

A expectativa de vida para os cachorros dessa raça é entre 10 e 15 anos, porém vale ressaltar que esse número pode mudar de acordo com os cuidados recebidos. 

Por fim, eles não vão se incomodar com visitas e nem com outros animais de estimação, porque são animais bastante sociáveis. 

Veja os principais cuidados com a raça 

O Shitzu é uma raça de cachorro que exige grandes cuidados, e isso ocorre por conta de sua pelagem. Enquanto são filhotes, a queda de pelos não ocorre com tanta frequência, porém ela aumenta com o passar dos anos. 

Para que os pelos do seu pet sejam saudáveis e bonitos, é recomendado que você os escove todos os dias, com muito cuidado. 

Além da escovação, os veterinários recomendam banhos semanais com produtos específicos para a raça. 

Os cachorros dessa raça adoram ficar longa horas no colo, porém é importante que isso seja controlado. Pois ficar muito tempo no colo pode prejudicar a coluna do bichinho, além de um comportamento indesejado. 

Saiba como é a saúde do Shitzu  

Shitzu brincando
Existem algumas doenças para ficar ligado nessa raça. (Imagem: Unsplash)

Como já foi citado anteriormente, o Shitzu apresenta alguns problemas relacionados à respiração. Se o seu pet apresentar espirros e roncos contínuos, é recomendado que ele visite um veterinário de sua confiança. 

Existe um problema sério e que ocorre bastante nesses pets, que é a coprofagia, que é o ato que comer suas próprias fezes. Por isso, é importante ficar de olho em seu bichinho. Mas é importante ressaltar que essa doença tem tratamento e cura. 

Outro ponto de atenção é a orelha do animal, pois podem apresentar infecção. Para que isso seja evitado, é essencial manter essa parte do animal limpa e seca. 

Por ter o seu globo ocular exposto, você deve prestar atenção para que eles não se machuquem. Além de manter a região sempre limpa, realizando a higienização da secreção no canto dos olhos do pet. 

Por fim, a obesidade é um problema recorrente no Shitzu. De acordo com especialistas, é de extrema importância cuidar da dieta do animal. 

Veja como é o comportamento desse pet 

O Shitzu é cachorro charmoso, que vai levar alegria e diversão para onde eles chegarem. Estão sempre dispostos para brincar, receber carinho e estar perto de quem eles amam. 

De modo geral, não é difícil adestrar os cachorros dessa raça, mas eles podem ser bastante teimosos quando querem. Esses pets reagem melhor a um treinamento com elogios e recompensas. 

Esses cães não costumam latir muito, apenas quando percebem que há algo errado ou diferente do que o habitual. Ou seja, tentam alertar sempre os seus tutores quando desconfiam de algo. Contudo, com o treinamento certo, é possível controlar a frequência e volume de seus latidos. 

Se você está pensando em adotar um cão dessa raça, pode ficar tranquilo que eles não costuram ser destruidores. Porém, se ficarem muito tempo sozinhos e sem atenção, podem ter comportamentos ruins para chamar a atenção. 

Não são pets energéticos, portanto, não são muito fãs de exercícios físicos e gostam bastante do colo de seus tutores. 

O Shitzu é uma raça de cachorro cara? 

Um filhote dessa raça pode custar mais de 4 mil reais. (Imagem: Convite à Saúde)

Se depois de ler até aqui, você ficou com vontade de ter um pet dessa raça, é importante ter em mente que o seu preço pode variar bastante. Ou seja, o filhote desse cachorro custa algo entre R$ 500,00 e R$ 4.500,00.  

Contudo, vale ressaltar que antes de comprar um cachorro de estimação, existem diversos cães abandonados na fila da adoção. 

Por fim, veja algumas curiosidades desse animal 

Esses cães são confundidos com os da raça Lhasa Apso. (Imagem: Metrópoles)

O nome desse pet, por incrível que pareça, significa “leão” em mandarim. Além desse nome, também são conhecidos por “the chrysanthemum-faced dog”, que significa “cachorro com cara de crisântemo”. 

Muitas pessoas confundem o Shitzu com o Lhasa Apso, contudo, as diferenças no focinho e formato da cabeça são nítidas para quem conhece esses cães. 

Enfim, agora que você já conhece o Shitzu, todas as suas características, curiosidades, cuidados necessários e a sua origem, teria um cachorro dessa raça? Lembrando que qualquer dúvida sobre sua saúde, um veterinário de confiança deve ser consultado. 

Felipe Saldanha
Felipe Saldanha

Felipe, 25 anos, no momento realizando MBA em Marketing, morador do litoral de São Paulo. Gosto de animais, livros, séries e games. Redator do Planeta dos Animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.