Terapia assistida por animais: saiba o que é e os seus benefícios
A pet terapia, conhecida também pelo nome de terapia assistida por animais, é uma atividade que, por meio da interação com os animais, contribui para gerar diversos benefícios para os seres humanos que enfrentam problemas emocionais que estão relacionados com depressão, câncer entre outras doenças crônicas
Portanto, com o desejo de explicar melhor sobre esse assunto que não é do conhecimento da maioria dos tutores, a nossa equipe do Planeta dos Animais pesquisou bastante a respeito dessa terapia com animais para produzir este conteúdo. Desse modo, não perca a oportunidade de ler o artigo a seguir!
O que é a terapia assistida por animais?
A pet terapia nada mais é do que um método alternativo de tratamento para amenizar questões emocionais graves. Trata-se de um procedimento que é reconhecido pelo seu efeito benéfico no bem-estar mental e físico. Nesse sentido, o pilar fundamental para este trabalho são os animais, que são devidamente treinados para oferecer todo o suporte durante essas situações de complicações mentais, o que ajuda bastante a otimizar a experiência de vida dessas pessoas.
Quais são os benefícios da terapia pet?
Ter um contato frequente com um animalzinho treinado para essa atividade promove diversos benefícios para o bem-estar de uma pessoa que sofre com ansiedade e depressão. Inclusive, esses pets também podem ajudar em superar o período de luto, como também a enfrentar momentos difíceis da vida em que o paciente esteja com problemas oncológicos e de imunodeficiência. Assim sendo, listamos alguns dos principais benefícios da terapia assistida por animais:
- Reduz a ansiedade;
- Eleva a autoestima do paciente;
- Diminuiu o sentimento de solidão;
- Estimula a aquisição de conhecimento;
- Aumenta a habilidade de comunicação;
- Ajuda na criação de novo vínculos emocionais;
- Aumenta a concentração em tarefas importantes;
- Auxilia na melhora do déficit de atenção e na hiperatividade;
- Entre outros diversos benefícios para a saúde mental do indivíduo.
Pet terapia para idosos: veja como ajudar pessoas na terceira idade
Durante a terceira idade é comum ter que lidar com alguns problemas de saúde. Felizmente, os animais domésticos são capazes de promover diversos benefícios para a saúde dos idosos, porém fica difícil para um senhor ou senhora, com a idade avançada, ter que lidar com os diversos cuidados que os pets necessitam.
Sendo assim, a pet terapia funciona muito bem para manter um breve contato com essas pessoas mais velhas sem a necessidade dos cuidados. Além disso, é bom destacar que mais de 15 minutinhos de contato com os animais já são o suficiente para liberar serotonina e endorfina (hormônios da felicidade) nos idosos para que eles se sintam melhor.
É verdade que existe pet terapia em hospitais?
Diversos projetos promovem as terapias assistidas por animais devido aos seus vários benefícios para a saúde. O mais interessante é que tais processos são bem comuns em hospitais ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Por aqui, há informações de que pelo menos 7 estados promovem a terapia com animais e com todo o procedimento realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Quais são as raças de cachorro que melhor cumprem o trabalho da pet terapia?
Mesmo que todos os animaizinhos sejam capazes de oferecer uma boa condição mental para os seus tutores, algumas raças acabam se destacando no trabalho da terapia canina. Entre os principais cãezinhos estão: o Golden Retriever, Labrador, Corgi, Pastor Alemão, Border Collie e, mesmo que muitas pessoas tenham uma imagem errada deste doguinho, o American Pit Bull Terrier, além de outras raças.
Os gatos também podem ajudar na terapia assistida por animais?
Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam que os felinos são seres independentes e pouco carinhosos. Entretanto, isso não condiz com a realidade, já que são diversas as raças de gatos que adoram deitar no colo do seu amado dono. Logo, entre os bichanos que mais se destacam em relação a pet terapia, é possível mencionar o gato Persa, o Maine Coon e o amável Ragdoll.
Mas afinal, a terapia pet tem comprovação científica?
Existem diversos estudos acadêmicos publicados comprovando a eficácia dos programas de terapia assistida por animais, com os resultados de campo sendo feitos em hospitais e centros médicos. Esse método ajuda pessoas de todas as idades, mas pode ser muito benéfico em auxiliar pacientes que precisam lidar com a rotina hospitalar.
Agora você consegue entender mais sobre a terapia assistida por animais? Caso a gente tenha conseguido te ajudar a compreender melhor sobre esse assunto, compartilhe este artigo entre os seus amigos e familiares mais próximos para que eles entendam como os animais podem ajudar em diversas áreas da vida. Por fim, não se esqueça de ler outros conteúdos criados pela nossa fantástica equipe do Planeta dos Animais, abordando o mais diversos temas relacionados aos pets:
- Como cuidar de um cachorro idoso? Veja algumas dicas importantes
- Passear com cachorro: saiba como realizar esta prática
- Tapete higiênico para cachorro: saiba mais a respeito
Agradecemos pela sua leitura até o fim. A gente fica por aqui e até a próxima!