Confira 7 dicas para cuidar do seu Yorkshire filhote corretamente
Para cuidar de um cãozinho são necessários diversos cuidados. No caso de um Yorkshire filhote, trata-se de um animalzinho repleto de carisma desde a sua fase filhote. No entanto, isso não impede de que as mais variadas atitudes sejam tomadas para que o cão cresça e se desenvolva bem durante essa fase tão importante.
Em vista de comparação, um cachorrinho recém nascido requer o mesmo cuidado de um bebê que acabou de nascer. Nesse sentido, vem com que vamos te mostrar neste artigo diversas práticas importantes para que você cuide do seu pet com toda a segurança que ele precisa!
1) Vacine o seu filhote de Yorkshire a partir dos 45 dias de vida
Infelizmente os cachorros também podem sofrer com diversas doenças. Nesse caso, as vacinas são fundamentais para impedir que o seu cãozinho Yorkshire sofra com algum problema grave no futuro. Tendo isso em vista, o primeiro imunizante pode ser aplicado a partir do 45º dia de vida do pet, já o segundo 21 dias após o primeiro, e o terceiro 30 dias depois do segundo. Ao seguir tudo isso certinho, será preciso apenas vacinar o seu Yorkie uma vez por ano por toda vida do pet.
2) Alimente o seu Yorkshire com rações próprias para filhotes
Quando você tem um cãozinho filhote em casa, é justamente durante esta fase da vida em que a alimentação desses animais precisa ser de qualidade. No mercado pet, você encontra diversas rações específicas para filhotes, sendo que elas podem trazer diversos benefícios para o seu pequeno Yorkshire, como: níveis elevados de ômegas 3 e 6, proteínas necessárias para o desenvolvimento do cão, além de grãos de qualidade que diminuem a formação de tártaro nos dentes do animalzinho.
3) Estimule o passeio com o seu filhote Yorkshire depois das vacinas
Após fazer com que seu Yorkshire filhote tome todas as vacinas praticamente obrigatórias durante esta fase da vida, inicie os passeios com o seu amiguinho. Assim, você promove uma vida mais saudável e faz com que o seu animal de estimação tenha um contato necessário com coisas novas. Afinal, novidades, ainda mais para um filhote, são muito bem-vindas. Entretanto, lembre-se de evitar passear no sol muito quente para não queimar as patinhas do seu pet, tal como não exagerar nas horas caminhadas.
4) Durante os primeiros meses de vida, invista na socialização do Yorkshire filhote
Para evitar que o seu cãozinho tenha dificuldade em socializar com outros dogs, animais de outras espécies e humanos, é recomendado que você estimule uma relação de socialização mais ampla nos primeiros meses de vida do seu filhote de Yorkshire.
Todavia, mesmo que os Yorkies geralmente sejam bem fáceis de lidar, ainda há a possibilidade de que acabem se tornando cachorros tímidos e resistentes contra a convivência junto de outros animais e pessoas. Portanto, faça com que o Yorkshire filhote se relacione com outros pets em casa e também durante os passeios.
5) Aguarde, pelo menos, dois meses para dar banho no seu Yorkshire filhote
Os cãezinhos filhotes podem sim tomar banho, mas é preciso que você aguarde um período de dois meses antes de promover esta ação. Logo, a partir do segundo mês de vida, promova um banho em casa — já que ele ainda não tomou todas as vacinas — deixando a temperatura da água bem morninha. Banhos de água gelada ou quente podem fazer com que o animal fique agitado, como também deixá-lo com traumas em relação a esta prática.
6) Estimule a escovação dos pelos no seu Yorkshire desde filhote
Para cãezinhos peludos como o Yorkshire é extremamente importante que seus pelos tenham um aspecto belo e saudável. Assim, é justo na fase filhote que você deve criar o hábito de escovar os pelos. A partir disso, quando ele for um Yorkie adulto, terá uma tolerância maior na hora de realizar essa atividade tão importante para os cães. Por fim, faça isso no máximo a cada 2 dias, já que a pelagem do Yorkshire é considerada longa.
7) Yorkshire filhote preço: quanto custa esse animalzinho?
Para você que está na procura de um filhote de Yorkshire para adoção, o preço deste animalzinho costuma variar entre R$ 500 a R$ 4.000, de acordo com a média. Inclusive, uma boa dica para você adotar o seu novo pet com segurança é procurar sempre um criador que trate bem os seus cães, como também um que tenha histórico em formar uma boa ninhada. Dessa maneira, é garantido que você estará levando um cãozinho com saúde para casa e que também este animal não sofreu nenhum trauma desde o seu nascimento.
Gostou deste conteúdo sobre os principais cuidados para se ter com um Yorkshire filhote? Nesse caso, compartilhe entre seus amigos e familiares que adoram esta raça de cachorro tão famosa ao redor do mundo, logo, é possível conscientizar as pessoas sobre quais atitudes tomar com um cãozinho nesta fase da vida. Por último, também não deixe de ler outras matérias daqui do site que abordam diversos assuntos a respeito da saúde e bem-estar dos animais de estimação:
- Entenda tudo a respeito da doença do carrapato em cachorro
- Diabetes em cachorro é real? Saiba mais sobre a doença
- Otite canina: entenda o que é, os sintomas e como tratar
A gente fica por aqui. Muito obrigado, e até a próxima oportunidade!