Yorkshire orelha caída: 4 soluções e por que ela cai?

Yorkshire orelha caída: 4 soluções e por que ela cai?

3 de abril de 2022 0

Os cães da raça Yorkshire são uma das raças mais queridinhas dos brasileiros. Muito disso se deve a sua fofura e atenção, ainda mais quando aquelas orelhinhas ficam em pé. 

No entanto, isso nem sempre acontece. Existem alguns Yorkshires com orelha caída desde o nascimento. O que fazer com elas? Por que isso acontece? Será que representa um problema de saúde para o meu cachorro? Como levantá-las?

Muitas dúvidas pairam na cabeça desses tutores, e se você é um deles, venha com a gente para saber isso e muito mais sobre Yorkshire orelha caída.

Olha o que você irá aprender neste artigo:

Vamos lá?

Num Yorkshire a orelha caída é um problema?

Para a raça Yorkshire, orelhas caídas não são um problema. Muito pelo contrário! 

Afinal, é bastante natural que filhotes dessa raça não desenvolvam um padrão de orelha ereto, mesmo contrariando os padrões da raça impostos por algumas comunidades cinófilas pelo mundo. De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), as orelhas devem ter: 

  • tamanho pequeno;
  • formato de “V”;
  • postura ereta, mas sem ser muito afastadas entre si;
  • uma pelagem curta, de cor castanha, bem profunda.

Por isso, muitos criadores utilizam talas nas orelhas dos filhotes de Yorkshire desde o nascimento. 

No entanto, esse padrão só vai valer caso o seu Yorkshire participe de competições ou de mostras de exposição. Assim, a orelha caída nessa raça significa mais um problema estético, do que de saúde mesmo.

Agora, se quiser deixar as orelhas do seu Yorkshire levantadas, não tem problema! Estamos aqui para lhe ajudar. Mas, antes de aprender como levantar as orelhas do seu Yorkshire, saiba os motivos por que elas não ficam de pé.

Por que a orelha do meu Yorkshire não fica em pé?

Yorkshire Orelha Caída Reprodução Pexels
Yorkshire Orelha Caída Reprodução Pexels

A orelha do seu Yorkshire fica caída desde o seu nascimento. Isso, porque as cartilagens ainda estão em desenvolvimento e, portanto, muito frágeis para manterem as orelhas em pé.

Geralmente, a idade ideal em que as orelhas ficam mais firmes e eretas está entre o terceiro e o sexto mês de vida do Yorkshire. Em outros Yorkies, o desenvolvimento pode ser mais lento. Por isso, é preciso ter muita paciência com o seu pet, pois as orelhas não se levantarão de uma vez só. É tudo um processo.

Agora, caso tenha passado mais de seis meses e seu Yorkshire está com as orelhas caídas, você precisa ficar atento a alguns motivos, como:

  • otites e otohematomas;
  • lesões ou traumas nos ouvidos;
  • falta de nutrientes, principalmente na fase filhote;
  • parasitas ou outras condições médicas;
  • condições genéticas do Yorkshire;

A troca da dentição pode deixar a orelha caída?

Embora seja um motivo inusitado, a troca da dentição pode sim deixar o seu filhote de Yorkshire com orelha caída, mas isso ocorre momentaneamente.

Isso, porque quando há a troca dos dentes de leite, o cálcio fica deficiente em certos lugares do corpo para priorizar a formação dos dentes definitivos. Assim, as cartilagens ficam mais fracas pela falta deste nutriente e as orelhas, mais moles.

Há de se ressaltar que a troca da dentição ocorre entre os 4 e 8 meses de idade do seu Yorkshire. Portanto, não há razões para ficar desesperado. Deixe o processo ocorrer normalmente e veja se as orelhas permanecerão caídas.

Sempre leve o seu Yorkshire ao veterinário

Para identificar melhor a causa, é necessário que leve o seu Yorkshire orelha caída ao seu veterinário de confiança. Afinal, você não tem a experiência necessária para saber exatamente o que a deixou de fato assim.

Além disso, só este profissional será capaz de diagnosticar corretamente o seu pet. Independentemente de qualquer problema ou condição de saúde, leve-o para fazer check-ups mesmo que seu Yorkshire tenha ou não orelha caída.

Yorkshire orelha caída: Como levantar?

Muitos tutores procuram saber como levantar a orelha do Yorkshire. Os motivos para isso são vários, mas o mais comum deles é o de evitar um acúmulo de sujeira excessivo na região auricular.

Isso, porque com as orelhas caídas, seu Yorkshire tem mais predisposição a otites, por exemplo. Assim, é preciso ficar mais atento a pets com essa condição anatômica, que pode ser muito fofa, mas, ao mesmo tempo, um tanto traiçoeira.

Para evitá-la, muitos criadores utilizam talas para deixar as orelhas do Yorkshire mais eretas, quando ele ainda é um filhote. E, será esta técnica que iremos ensinar a você, se prepare para o nosso passo-a-passo.

1º Fique atento à idade do seu Yorkshire

Este passo inicial é o mais importante se você quiser colocar talas no seu Yorkshire orelha caída. Tanto é, que os mais experientes criadores já colocam as talas em filhotes com pelo menos 20 dias de vida!

Portanto, a idade é crucial para determinar o sucesso ou o fracasso deste método, já que, à medida que os Yorkies ficam mais velhos, mais rígidas vão ficando as cartilagens da orelha.

Desse modo, o recomendado é que use as talas em Yorkshire com menos de seis meses de vida.

2º Use material de qualidade

A pior sensação do mundo é ver o nosso pet sofrer, não é verdade? Usar materiais inapropriados para cães podem até dar certo no início, mas podem causar dor ao seu amiguinho.

Portanto, não hesite em comprar talas específicas para cachorro em lugares especializados como pet shops. Além disso, você precisará de uma tesoura e uma fita cirúrgica para colocar as talas.

3º Fixe as talas nas orelhas

Comprou e separou os materiais? Ótimo! Agora, pegue o seu Yorkshire e segure uma das orelhas na posição ideal. Use a tala para apoiá-la e, com a fita cirúrgica já cortada, prenda-a na orelha do seu Yorkshire de modo confortável e sem dor.

Agora repita o processo na outra orelha e após isso, espere 24 horas para retirar a tala e deixe o seu Yorkshire por um dia sem ela, para que a pele da orelha respire. Três semanas já é o suficiente para que as orelhas fiquem mais firmes e eretas.

4 Truques para levantar a orelha

Não é somente o uso das talas que você pode utilizar para as orelhas do seu Yorkshire. Existem outras técnicas que podem lhe ajudar nesta tarefa. Separamos 4 truques para o seu Yorkshire orelha caída.

1. Tosar os pelos de Yorkshire

Yorkshire Orelha Caída Reprodução Pexels
Yorkshire Orelha Caída Reprodução Pexels

Muitos tutores têm dúvidas se tosar a orelha do Yorkshire pode ajudar ou não a fixar e levantar as orelhas do seu amigo de quatro patas. 

A resposta para isso é sim, pois tosar as orelhas de um Yorkshire faz com que as orelhas fiquem mais leves e, portanto, mais fáceis de se levantarem. 

Você pode levá-lo numa pet shop para fazer isso, mas caso queira economizar, veja o nosso novo artigo sobre como fazer uma tosa no seu Yorkshire, lá verá vários tipos de tosa para se inspirar e deixar o seu pet ainda mais elegante.

2. Massageie a base da orelha

Fazer uma massagem é uma forma de carinho bem recebida pelos nossos pets. Nunca recusam! Mas, sabia que esta pode ser um bom truque para manter as orelhas dos seus Yorkshire levantadas?

Para fazê-la é muito simples. Comece alisando a orelha, de maneira leve, sem exagerar, da base até a ponta, sempre a posicionando de forma ereta e firme.

Isso estimulará o fortalecimento da musculatura das orelhas, o que fará com que fiquem levantadas sozinhas. Não há uma recomendação sobre quanto tempo você necessita fazer isso, mas faça regularmente para ter um resultado mais rápido.

3. Suplementos alimentares

Suplemento alimentar para Yorkshire Orelha Caída Reprodução Pexels
Suplemento alimentar para Yorkshire Orelha Caída Reprodução Pexels

A suplementação alimentar pode ser uma saída para fazer com que a orelha do seu Yorkshire fique mais firme e levantada. Afinal, ter uma alimentação balanceada é muito importante para que não faltem nutrientes necessários para o organismo.

Um alimento rico em colágeno pode ser a saída para o seu problema. Por isso, muitos pensam que a gelatina pode ser uma boa solução por ser uma fonte extremamente rica desta substância. No entanto, isso pode ser arriscado.

A gelatina artificial contém açúcares e adoçantes artificiais são extremamente calóricos, favoráveis ao ganho de peso. Mesmo as versões zero açúcar podem conter o Xilitol, substância extremamente tóxica para o seu amigo.

Portanto, consulte com o seu veterinário quais os tipos de ração ou alimentos que podem ser mais benéficos para o fortalecimento da cartilagem das orelhas.

4. Use esparadrapo e gaze

Esparadrapo e gaze podem ser úteis para fazer as orelhas do seu Yorkshire bem levantadas.

A técnica aqui exige que você siga estes passos: 

  1. Dobre cada orelha no sentido vertical, apontando a ponta para cima.
  2. Use a gaze para enrolar em cada base da orelha, deixando-a levantar sozinha e com o esparadrapo, prenda cada uma.
  3. Após isso, deixe as orelhas do seu Yorkshire assim por pelo menos 3 dias. Depois desse processo, solte as orelhas do seu pet por 24 horas.
  4. Repita todo o processo.

Geralmente, o processo todo pode levar no máximo três meses. Mas, tome cuidado para não machucar as orelhas do seu Yorkshire, não aperte com força, pois este método pode ser desconfortável para ele.

Tentei de tudo e não funcionou! E agora?

Yorkshire Orelha Caída se divertindo Reprodução Pexels
Yorkshire Orelha Caída se divertindo Reprodução Pexels

Se tentou todas as alternativas acima e seu Yorkshire não ficou com as orelhas levantadas, talvez o certo é não forçar muito a barra. Até porque qualquer técnica aqui apresentada não é uma garantia de que o seu pet ficará com as orelhas eretas.

Está tudo bem em ter um Yorkshire com orelhas caídas. Afinal, essa característica anatômica em si não o incomoda. Portanto, é hora de você se acostumar com isso e ficar tranquilo.

Além disso, as orelhas caídas não são uma exclusividade dessa raça. Existem muitas outras que possuem essa característica, tais como:

  • dachshund;
  • beagles; 
  • poodle; 
  • basset hound; 
  • cocker spaniel e muitas outras.

Nunca corte as orelhas de um Yorkshire!

Cortar as orelhas de qualquer cachorro, além de ser uma crueldade sem tamanho, é considerado crime ambiental no Brasil. 

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, qualquer intervenção cirúrgica, como a caudectomia (corte da cauda) e conchectomia (corte das orelhas), é considerada crime de maus-tratos e mutilação contra os animais, conforme previsto na Constituição Federal.

Ter essa prática demonstra não só desumanidade diante do seu pet, mas também desconhecimento da raça. Afinal, não é por que seu Yorkshire tenha orelhas caídas que signifique que ele seja incapaz de dar carinho, amor e atenção.

Eles possuem as mesmas características de um Yorkshire comum. Portanto, são brincalhões, afetuosos e terão bastante energia para dar o seu melhor para seus tutores.

Quer conhecer melhor esta raça, então não perca tempo! Acesse o nosso guia completo sobre a raça Yorkshire. Aqui, você vai entender melhor o porquê de tanta admiração e simpatia com este peludo.

navarrolucas
navarrolucas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.