Yorkshire Terrier: tudo sobre esse cãozinho
A raça de cachorro Yorkshire Terrier é bastante famosa, sendo muito comum de encontrá-la em diversos lares brasileiros. Considerado um cãozinho de pequeno porte, o Yorkie, como é apelidado, pode ser bem corajoso e agitado, além de ser um animal carinhoso, principalmente com o seu tutor.
Procurando saber mais sobre o Yorkshire? Vem com a gente! Esses cãezinhos são visados por donos que residem em apartamentos, mas também sabem lidar com o convívio em ambientes maiores. Logo, confira o conteúdo, a seguir, para mais informações desse bichinho tão popular!
Qual a origem do Yorkshire Terrier?
Esse pequeno cão surgiu em 1850, sendo originário da cidade Inglesa de Yorkshire — como seu nome já indica. Acredita-se que a sua existência, como conhecemos hoje, se deu a partir da mistura entre o Maltês e outros cães Terrier vindos da Escócia, podendo citar o Skye Terrier. Todavia, somente a partir do ano de 1874 que a raça de cachorro Yorkshire passou a ser reconhecida oficialmente pelo Kennel Clube Britânico.
Características físicas do Yorkshire Terrier
Considerado um cachorrinho pequeno que esbanja um corpo compacto, o Yorkshire possui uma altura que varia entre 20 a 28 centímetros, podendo pesar no máximo até 7 quilos durante a fase adulta. Inclusive, quando filhote sua orelha é caída e geralmente entre o terceiro e o sexto mês de vida as orelhinhas do Yorkie começam a se levantar. Além disso, existem alguns tipos de Yorkshire, como o Yorkshire Mini ou Yorkshire Micro, mas esses tamanhos não são reconhecidos oficialmente.
Como é a pelagem do Yorkshire Terrier?
Apresentando um pelagem longa e sedosa, esse cãozinho precisa ter os seus pelos escovados diariamente e aparados quando houver necessidade. Mesmo que essa raça de cachorro não tenha fios que caiam muito pela casa, quando estão longos, os pelos podem atrapalhar a movimentação e a visão do pet. Afinal, um Yorkshire tosado mostra para todos o quanto você cuida bem do seu bichinho!
Quais são as cores do cachorro Yorkshire Terrier?
É possível encontrar Yorkshire Terrier nas cores: azul-aço com dourado, azul-aço com castanho, preto com dourado e preto com castanho. Além disso, todos os pelos castanhos são mais claros nas pontas e mais escuros na raiz, sendo que na região do peito do cãozinho as cores ficam mais intensas.
Características comportamentais do Yorkshire Terrier
Perfeito para fazer a diversão em todos os tipos de famílias, você pode esperar muita animação vinda do Yorkshire Terrier. Até porque, ele é um cachorrinho bastante ativo e que está sempre em alerta para proteger os seus donos. O interessante é que esse pet também é bem inteligente e adora se comunicar com quem faz companhia a ele.
O Yorkshire Terrier late muito?
Sim, o Yorkshire late muito! Quem adotar esse doguinho precisa saber lidar com toda essa agitação, mas, claro, que podem existir alguns Yorkies que não latem tanto, principalmente se for devidamente treinado com algumas práticas de adestramento para que essa característica não seja tão presente.
Como o Yorkshire Terrier se relaciona com crianças?
O Yorkie se dá muito bem com crianças, pois possui um comportamento mais sociável, tendo uma ótima relação até mesmo com pessoas e animais desconhecidos. Entretanto, é preciso ter uma supervisão quando esse cãozinho estiver por perto de crianças muito pequenas, visto que ele pode sofrer lesões causadas pelos pequenos por conta da baixa resistência do Yorkie.
O Yorkshire Terrier consegue ficar muito tempo sozinho em casa?
Justamente por ser bastante sociável, jamais deixe o seu Yorkshire solitário por muito tempo. Eles acabam ficando bastante tristes e podem desenvolver algumas síndromes, como a ansiedade de separação em cães. Caso você seja um dono muito ocupado, pode ser interessante adotar um segundo bichinho para fazer companhia ao seu pet.
Saúde do cachorro Yorkshire Terrier
Geralmente, a raça Yorkshire sofre com problemas ortopédicos e de uma doença comum num cachorro pequeno, que é a degeneração mixomatosa da valva mitral, uma cardiopatia canina. Além do mais, a expectativa de vida do Yorkie pode variar de 13 a 16 anos se for bem cuidado. Portanto, caso o seu dog apresente sintomas como desmaios e tosse, procure um médico veterinário com urgência!
Dicas de cuidado com o Yorkshire Terrier
Como já mencionado, a pelagem fina e longa desses cães exige que eles sejam escovados e façam, a cada 15 dias, uma boa tosa. Yorkshire é um animalzinho que também precisa passear constantemente, assim como todas as outras raças. Dessa forma, você estimula o seu dog a conhecer algumas novidades durante o passeio e ter uma melhor socialização ao encontrar outros pets na rua.
Yorkshire preço: quanto custa esse doguinho?
Muita gente procura saber o custo do cachorro Yorkshire. Preço de um desses doguinhos pode variar entre R$ 1.700 a R$ 4.000, sendo recomendo que você dê preferência para uma adoção segura. Exija toda a documentação necessária para este procedimento, logo, adote o seu Yorkshire filhote, sem contribuir com canis sem regulamentação.
Curiosidades sobre a raça Yorkshire Terrier
- O Yorkie é considerado um ótimo cachorro trabalhador
- Esse cãozinho é considerado um dos mais populares do Brasil, no top 5
- Os Yokshires já trabalhavam em minas de carvão
- É um bichinho que gosta muito de nadar
- Trata-se de um pet que adora o colo do seu tutor
Agora que você sabe de tudo sobre essa raça, que tal correr para adotar o seu filhote de Yorkshire? Compartilhe com os seus amigos para que esses pequenos cãezinhos façam parte de mais lares! Também não se esqueça de conferir algumas matérias feitas pela nossa equipe a respeito deste incrível universo animal:
- Coleira para cachorro: qual é a mais adequada para o seu pet?
- Tapete higiênico para cachorro: saiba mais a respeito
- Brinquedos para cachorro: confira 6 opções
Ficamos por aqui. Até a próxima!